Ícone do site Recivil

Projeto estimula reconhecimento de paternidade de crianças no ES

Um projeto do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em parceria com faculdades do estado, vai estimular o reconhecimento de paternidade de crianças sem o registro, em Vitória. O 'Meu Pai é Legal' é dividido em etapas que vão desde o encontro do pai até o registro do vínculo com o filho.

 

Na primeira fase, é realizada a identificação das crianças e as audições em cinco centros municipais de educação infantil da capital. As mães indicam o nome e o endereço do suposto pai.

 

“Nós vamos até essas escolas e ficamos aguardando as mães chegarem com esse interesse. Elas têm que ter esse interesse de ir até a escola. Assim, a gente faz essa triagem de sentar, de conversar, de perguntar os dados do suposto pai. Depois, passamos os dados para o Tribunal, que faz a parte dele”, falou a estudante de direito Monique Brito.

 

Já na segunda fase, o suposto pai, que foi devidamente notificado, deve comparecer ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) para confirmar às autoridades se reconhece ou não a criança como filho biológico.

 

“O ideal é que os alunos tenham a sensibilidade de fazer a abordagem com a mãe. E, então, com os pais, já acontecem as audiências e, dali mesmo, já é feita uma decisão, que vai ser encaminhada ao cartório e será feito o registro”, falou o professor e coordenador do projeto, Flávio Barroca.

 

 

Fonte: G1

Sair da versão mobile