Ícone do site Recivil

SEDH discute direitos ciganos no 2º Fórum Goiano pela Igualdade na Diversidade neste domingo (21), em Goiânia (GO)

Para debater os direitos da população cigana no Brasi, o subsecretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEDH, Perly Cipriano, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), estará em Goiânia (GO) no domingo (21) para participar do 2º Fórum Goiano pela Igualdade na Diversidade, que começa amanhã, dia 20. O evento vai até a próxima terça-feira (23). 

“Escuta dos Povos Ciganos” é o tema do debate. Segundo Cipriano, a proposta é ouvir as comunidades ciganas e trabalhar no sentido de ajudar em sua organização. “Nada será feito sem que eles [ciganos] participem e coloquem em discussão suas necessidades”. Avalia. 

Segundo Cipriano, é objetivo também auxiliar os ciganos na busca por seus direitos, difundindo as políticas públicas existentes nos ministérios para um dos grupos que mais sofrem com o preconceito. 

O 2º Fórum pela Igualdade Racial irá promover atividades de capacitação e formação de servidores e agentes sociais, além de discutir políticas públicas em defesa da igualdade de gênero, étnico-racial e de orientação sexual. 

O encontro terá a participação de 40 projetos. Entre eles: o projeto Parabólica, da Fundação Palmares, e o projeto Malunga, além de debates sobre a população indígena, quilombola, cultura afro-brasileira, por meio de seminários, palestras, mostras e feiras de artesanato produzidos pelas comunidades tradicionais do Estado. 

O Fórum é realizado pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial em conjunto com o Governo do Estado de Goiás e a sociedade civil. 

2º Fórum Goiano pela Igualdade na Diversidade
Data: de 20 a 23 de março de 2010
Horário: a partir das 8h
Local: Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, Rua 4 nº 1400, Qd. 73, Centro, Goiânia, Goiás

 

Fonte: SEDH

Leia mais:

Ciganos são registrados após ação social realizada pelo Recivil

Ciganos atendidos em projeto do Recivil conseguem seus registros de nascimento

Recivil lança o projeto Cidadania dos Ciganos e Nômades Urbanos

 

 

 
 

 

Sair da versão mobile