Ícone do site Recivil

TJMG realiza concurso para cartórios

Foram realizadas no dia 13 de janeiro de 2008, as provas de conhecimento do concurso público para delegação dos serviços de Tabelionato e de Registro do Estado de Minas Gerais (Edital n°01/2007).

Dos 4.135 candidatos inscritos, 2.523 (61%) compareceram. No edital do concurso estão previstas vagas em 265 comarcas do Estado, para as serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais; Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas; 1º Tabelionato de Notas; Registro de Imóveis; Tabelionato de Protesto de Títulos e 2º Tabelionato de Notas. As provas de conhecimento foram elaboradas pela Comissão Examinadora do concurso. A parte logística ficou sob a responsabilidade da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Nessa etapa, os candidatos resolveram questões de Língua Portuguesa, conhecimentos gerais de Direito, conhecimentos gerais de Direito Notarial e de Registro e conhecimentos técnicos específicos sobre as funções de Tabelionato e de Registro, conforme a natureza da serventia para a qual o candidato se inscreveu. A prova começou às 8h10 e terminou às 13h10 e foi realizada em sete unidades acadêmicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Escola da Ciência da Informação, Faculdade de Educação, Faculdade de Engenharia-Nova Sede, Pavilhão Central de Aulas e Colégio Técnico.

Até quarta-feira, dia 16, o gabarito oficial das 80 questões será publicado no “Minas Gerais” – Diário do Judiciário – expediente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.tjmg.gov.br/ejef e www.fundep.br. Os candidatos terão dois dias de prazo para interposição de recursos contra o gabarito oficial ou questão das provas, contados a partir da data da publicação do gabarito.

A segunda etapa da seleção consiste em análise de títulos dos candidatos aprovados nas provas de conhecimento. Serão considerados os seguintes títulos: trabalhos jurídicos, pós-graduação em matéria jurídica, exercício de advocacia e aprovação em concurso público para cargos das carreiras jurídicas. Os candidatos aprovados nas provas de conhecimento serão convocados para apresentar os títulos em período e local a serem divulgados.

 

 

Fonte: TJMG

Sair da versão mobile