Ícone do site Recivil

Viçosa recebe nova edição do curso de Cartosoft e Informática

Na manhã do dia 26 de junho, mais de 40 pessoas assistiram atentas à apresentação do Curso de Cartosoft e Informática realizada pelo supervisor geral do Departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Jader Pedrosa. 

Na abertura do treinamento, o palestrante apresentou a equipe de trabalho do Sindicato e chamou a atenção dos participantes para a necessidade da adaptação das serventias às novas tecnologias. “Este ponto é extremamente importante, o mundo está em constante avanço e quem não acompanhar, com certeza vai ficar para traz e será prejudicado”, afirmou Jader. 

Logo após, o desenvolvedor de sistemas do Sindicato, Deivid Almeida, apresentou o programa Cartosoft e todas as suas funções. Deivid fez questão de falar para os participantes sobre como manter e usar o programa com segurança.

“A questão da segurança na era da internet é complexa. Eu sempre brinco que nada é seguro. Seguro é deixar o computador desligado. Sem internet também é seguro, mas a partir do momento em que você entra numa rede você abre as portas. Quem quer invadir uma máquina, precisa achar uma porta aberta, como MSN, redes sociais e etc”, explicou. “Aconselhamos os usuários do nosso programa a não permitirem o uso da internet nas máquinas de acesso ao Cartosoft. Claro que a internet é necessária para o dia a dia da serventia. Neste caso, deixem apenas uma máquina ligada à rede e com uso restrito”, explicou Deivid.

Turma lotada assiste explanação do instrutor Deivid Almeida

Toda a teoria e as funcionalidades do sistema foram passadas aos participantes na primeira parte do curso. Após o intervalo de almoço, os Oficiais e Substitutos passaram para a parte prática do treinamento. Com o uso de 20 computadores e sentados em duplas, os participantes aprenderam na prática como funciona o programa. Seguindo as orientações do professor Deivid Almeida, que utilizou o programa projetando todo o processo num grande telão à frente, os alunos começaram a prática pelo registro de nascimento usando os computadores nas suas mesas.

Através de uma tela simples, de fácil manuseio, administrada pelo programa, os participantes aprenderam a preencher todos os dados do registro, salvando-os no programa e imprimindo a certidão e o registro. O programa gera automaticamente o número de matrícula. Todos os dados ficam armazenados no sistema, o que facilita as buscas para averbações, anotações e segundas-vias. 

Em seguida, o instrutor passou para a segunda parte do programa, chamada de rotinas especiais. Nesta parte, o usuário consegue imprimir os relatórios de registro de nascimento, casamento e óbito que devem ser encaminhados aos órgãos públicos, como IBGE, entre outros. “Os relatórios são gerados pelo próprio programa e alguns são até mesmo encaminhados por ele, basta um clique para que os dados sejam encaminhados com rapidez e dentro do prazo”, comentou Deivid.

Ainda dentro desta ferramenta, o Oficial pode inserir os usuários permitidos para o programa, ou seja, apenas os funcionários cadastrados por ele terão a permissão para o manuseio do software, o que dá ainda mais segurança ao sistema.

No segundo dia do curso, as aulas ficaram a cargo do supervisor geral do departamento de TI, Jader Pedrosa, que falou aos participantes sobre os atos do registro de casamento e óbito. Novamente, em frente aos computadores os alunos acompanharam o passo a passo do processo. 

Oficial realiza registro na prática enquanto Jader Pedrosa acompanha o processo

A Oficiala de Viçosa e Diretora Regional do Recivil, Cleuza Salomé, elogiou o trabalho do Sindicato ao final do evento e comentou sobre o crescimento da classe nos últimos anos. “O trabalho que o Recivil vem realizando só tem ajudado e contribuído no crescimento da nossa classe. A equipe do Sindicato é bonita, alegre e competente. Isso dá prazer de trabalhar”, comentou a Oficiala.

Oficiala de Viçosa, Cleusa Salomé, entre o assessor jurídico do Recivil, Felipe Mendonça e a oficiala de Teixeiras, Fabiana Queiroz

O Curso de Cartosoft já foi realizado em nove municípios do Estado e até o final do ano o Sindicato pretende realizar pelo menos mais 10 treinamentos. As inscrições são disponibilizadas no site do Recivil com aproximadamente 15 dias de antecedência.


Turma posa com certificado em mãos

 

 

Sair da versão mobile