Entre os dias 17 e 24 de abril de 2010, a equipe de projetos sociais do Recivil esteve nos municípios de Senhora do Porto, Cantagalo, Coluna, Santa Maria do Suaçui, José Raydan, Paulistas, Santa Efigênia de Minas e Braúnas, todos localizados na região leste de Minas Gerais, para a realização da terceira etapa do projeto “Caravana da Inclusão Civil”. Dias depois, entre 1° e 8 de maio, a equipe retornou ao leste do Estado para realizar a quarta etapa nas cidades de Água Boa, Verdinha, Carbonita, Olhos Dágua e Inimutaba.
Recivil atende moradores da cidade de Inimutaba
O projeto “Caravana da Inclusão Civil” faz parte do programa Travessia, realizado pelo Governo Estadual de Minas Gerais, que oferece benefícios à população de baixa renda nas áreas de saúde, educação, estrutura e documentação civil básica.
O presidente do Recivil, Paulo Risso, esteve na cidade de Senhora do Porto, logo após participar do Curso de Qualificação na cidade de Guanhães, no dia 17 de abril, onde visitou a Oficiala Terezinha Salvador Pereira Bicalho e acompanhou o trabalho feito pela equipe de Projetos Sociais do Sindicato. “É muito gratificante poder presenciar as ações sociais que o Recivil vem fazendo há tantos anos, e é mais gratificante ainda ver que os Oficiais dos cartórios de Registro Civil também estão engajados e participando destas ações conosco”, comentou o presidente.
Paulo Risso ao lado da Oficiala de Senhora do Porto, Terezinha Salvador Pereira Bicalho, (esq.) e de sua filha
O projeto, que é composto por um total de 12 etapas, a serem cumpridas até setembro deste ano, já visitou mais de 25 municípios de Minas Gerais e forneceu até o final desta quarta etapa aproximadamente quatro mil documentos relacionados ao registro civil.
O oficial Raimundo Zeferino de Pinho Carvalho, da cidade de Paulistas, recebeu o projeto social em sua cidade e se surpreendeu com o movimento. “Eu achei fantástico, porque eu próprio, que moro aqui há anos, imaginava que não daria tanto movimento e para minha surpresa eu não dei conta do serviço. Além do dia do mutirão, fiquei mais três dias para conseguir emitir todas as certidões. Fico pensando que, se em uma cidade pequena, como Paulistas, com apenas seis mil habitantes existe esta demanda, imagina em uma cidade grande. Este trabalhão que o Recivil está realizando é fundamental”, declarou o Oficial.
Nas cidades beneficiadas é visível a aprovação das prefeituras, que conhecem a realidade da população e buscam movimentos como estes para solucionar os problemas locais. Este é caso da prefeitura de Braúnas, como declarou o prefeito Jovani Duarte Menezes.
“Hoje nós estamos felizes por receber a caravana da cidadania, um evento super importante para o nosso município que é carente na área de documentação. Eu, enquanto prefeito, vejo a dificuldade do município em empregar as pessoas pela falta de documentos. Esse evento vem garantir um dia de solidariedade para o nosso município.É um marco para a nossa cidade”, declarou Giovanni.
População de Água Boa faz fila para receber os serviços do registro civil
A supervisora administrativa da equipe de Projetos Sociais, Cláudia Oliveira, falou sobre a satisfação que sente na realização dos mutirões. “Quando nosso ônibus pára na porta do local de atendimento, sentimos que a população se enche de esperança. Parece que todos os seus problemas serão solucionados. Infelizmente, todos os problemas nós não podemos resolver, mas damos o pontapé inicial. O cidadão documentado tem as portas abertas para um mundo novo, de esperança, trabalho e saúde. Vamos embora de cada município com a sensação de dever cumprido”, completou Cláudia.