Guanhães(MG) – Os Oficiais que participaram, nos dias 17 e 18 de abril, do Curso de Qualificação na cidade de Guanhães tiveram a oportunidade de tirarem suas dúvidas sobre os atos de registro civil e se informarem sobre as novidades da legislação vigente.
O curso promovido pelo Recivil desde 2008 tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento da classe, a partir das informações de ordem prática e da legislação referente ao registro civil. A 26ª edição do Módulo Registro Civil recebeu 33 participantes, que nos dois dias de aula acompanharam as exposições do instrutor Helder Rodrigues da Silveira.
O presidente do Recivil, Paulo Risso, fez questão de comparecer a Guanhães para fazer a abertura do curso. Risso ficou bastante contente por estar pessoalmente com os oficiais da região e expor o trabalho que vem realizando a frente do Recivil, assim como as dificuldades encontradas. “Uma das coisas que mais prezo como presidente do Recivil é estar presente nestes eventos, como nos Cursos de Qualificação. O Sindicato quer ouvir a opinião de vocês e saber o que vocês acham do Sindicato. Por isso faço questão de estar aqui para ouvir o que vocês têm a dizer. Nem sempre posso estar presente em todos os eventos do Recivil, mas sempre que posso, participo”, explicou.
Paulo Risso esteve presente em Guanhães e fez a abertura do curso
Paulo Risso ainda falou sobre os eventos que estão sendo promovidos pelo Recivil: o Curso de Qualificação – Módulo Registro Civil, o Curso de Qualificação – Módulo Notas e o Curso de Cartosoft e Informática. “O nosso principal objetivo é estar com a classe toda integrada. E isso depende de vocês. Estamos fazendo a nossa parte ao promover todos estes cursos. Estamos trabalhando muito”, completou o presidente, que fez questão de convidar a todos para conhecer a estrutura do Sindicato, que hoje conta com 52 funcionários.
Em seguida, o instrutor Helder deu início ao curso, expondo as principais leis como a Lei 8.935/94, a Lei 6.015/73 e a Lei 8.560/92. Esta última, aliás, foi muito discutida durante a aula e causou bastante polêmica entre os alunos, como explicou Helder.
O instrutor Helder comentou sobre as principais leis do registro civil durante o evento
“Como sempre nos cursos as pessoas têm muitas dúvidas sobre a Lei 8560/92, a qual a gente tentou elucidar as dificuldades, as dúvidas. É uma lei que está em vigor há 18 anos e as pessoas ainda têm muito desconhecimento desta lei, mas que nos cursos tem sido esclarecido e as pessoas já estão fazendo cumpri-la”.
Para a escrevente substituta do cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Morro do Pilar, Juliana Aparecida Fernandes Silva Martins, a anotação foi um assunto discutido na qual ela tinha dúvidas. “Tinha dúvidas em relação às anotações dos casamentos quando outro Oficial tinha feito o registro do casamento. Foi muito bom. Tinha muitas dúvidas e o Helder nos ajudou muito. Uma coisa é falar por telefone, onde temos muita assessoria por parte do Recivil, mas outra coisa é estar pessoalmente. Talvez alguma coisa que não aconteceu no nosso cartório pode ter acontecido em outros e já serve como experiência”, disse Juliana. “Eu já estou pensando em ir aos próximos cursos que terão”, completou.
As aulas, que no primeiro dia duraram até por volta das sete horas da noite, tiveram início no domingo com as orientações do analista de desenvolvimento do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Deivid Almeida, sobre o sistema do Cartosoft. Houve grande participação por parte dos alunos. Muitos já utilizam o sistema e tiveram a oportunidade de esclarecerem suas dúvidas. Deivid comentou sobre o Curso de Cartosoft e Informática que está sendo realizado pelo Recivil. “Aconselho vocês a participarem do curso do Cartosoft para terem informações mais amplas e completas sobre o sistema e toda a funcionalidade dele”, disse o analista de desenvolvimento.
O Cartosoft apresentado pelo analista de desenvolvimento do Recivil foi bastante discutido pelos Oficiais
O instrutor Helder deu continuidade ao curso, falando sobre casamento, óbito, anotações, averbações e diversos outros assuntos, e ao final entregou o certificado de participação a todos os alunos. “Foi um curso muito bom, muito participativo, de casa cheia. O pessoal gostou demais. Ficamos satisfeitos, porque saíram realmente com as suas dúvidas elucidadas”, disse Helder.
A Oficiala de Serro, Tereza de Jesus Oliveira, aproveitou a oportunidade e no encerramento do curso fez uma homenagem ao Recivil e aos colegas recitando um breve texto de agradecimento. “Não estava escrito nas estrelas, mas em cada rosto significativo dos registradores: dignidade, confiança e lealdade nos compromissos de cooperação e solidariedade para continuarmos na missão de registradores, que realmente promovem cidadania, para ver no semblante de cada usuário desta Minas Gerais, o sorriso da felicidade, para todos juntos, vivermos a vida, com muito amor e paz no coração, em cada cantinho deste imenso Brasil, um país de todos nós. Nossos sinceros agradecimentos ao prof. Hélder e a toda a equipe eficiente do Recivil. Muito obrigada”, disse a Oficiala.
Oficiala Tereza de Jesus Oliveira prestou uma homenagem no encerramento do Curso de Qualificação
Quem também esteve presente ao curso foi o Oficial do cartório de Registro Civil de Guanhães, Carlos Magno de Souza Nunes, que falou sobre a experiência. “O curso foi de grande proveito. Queria agradecer ao Recivil, ao Helder, ao Deivid, a Dra. Flavia, ao Paulo, a todos vocês pelo enriquecimento do curso. Acredito que todos ficaram bem esclarecidos, todas as dúvidas foram sanadas. Mais uma vez só temos que agradecer pelo empenho de vocês”, disse o Oficial.
Alunos mostram o certificado de conclusão após o encerramento da 26ª edição do Módulo Registro Civil