Mais de 370 atendimentos: Recivil reforça papel dos cartórios de Registro Civil em ações do MP Itinerante no mês de julho

O Recivil realizou 373 atendimentos gratuitos durante as edições do projeto M P Itinerante no mês de julho. A ação, promovida em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, levou os serviços do Registro Civil às regiões Vale do Rio Doce e Centro-Oeste, com foco no atendimento de comunidades em situação de vulnerabilidade social e com difícil acesso aos serviços públicos.

Os atendimentos aconteceram nas cidades de Frei Lago Negro, Coroaci, Belo Oriente, Santo Antônio do Monte e São Francisco de Paula, com grande participação da população local. Em cada localidade, os cartórios ofereceram segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, retificação, reconhecimento voluntário de paternidade e orientações sobre o registro civil.

Para Alípio da Rocha Marques, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais de Coroaci/MG, a participação nessas ações é parte essencial do papel dos cartórios na sociedade: “O cartório de Registro Civil é o cartório da cidadania e, no desempenho desse papel, é fundamental que se estabeleça permanente diálogo com os órgãos sociais”.

A atuação do Registro Civil nesses eventos reafirma o compromisso da categoria com o acesso à cidadania. Para Dalva de Oliveira dos Santos, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais de Belo Oriente/MG, a ação teve grande impacto social, principalmente no atendimento aos beneficiários do CadÚnico.“Neste evento, emitimos gratuitamente diversas certidões, a maioria solicitada para a obtenção da carteira de identidade, um documento essencial para o exercício pleno da cidadania”, destaca.

O Recivil valoriza iniciativas que aproximam os serviços do Registro Civil da população e seguirá apoiando ações que ampliem o acesso a direitos fundamentais em todo o estado.