Projeto Raízes de Januária alia cidadania e meio ambiente em ações do Cartório de Registro Civil

Januária, no norte de Minas Gerais, tem visto florescer uma iniciativa que une afeto, cidadania e cuidado com o planeta. Desde 2022, o Projeto Raízes de Januária, realizado pelo Cartório de Registro Civil, transforma um momento marcante da vida das famílias — o registro de nascimento ou o reconhecimento de paternidade — em um gesto também voltado à preservação ambiental.

A cada registro ou reconhecimento, o cartório presenteia a família com uma muda de árvore frutífera, simbolizando que, assim como as crianças, as árvores precisam de cuidado e atenção para crescer e se fortalecer. Já foram distribuídas mais de mil mudas de espécies como graviola, pitanga, tamarindo, caju e goiaba, que hoje ajudam a arborizar a cidade.

Neste ano, o projeto ganhou um capítulo especial na semana do Dia dos Pais: o mutirão “Preserve suas raízes, reconhecendo seus frutos”. A ação reforçou que o reconhecimento de paternidade é um direito garantido por lei, disponível no cartório durante todo o ano, e celebrou o fortalecimento dos vínculos familiares com a entrega de mudas de árvores a todos que realizaram o ato.

Para a oficial de registro civil, Ignez Consuelo Generoso Lisboa e Alves, o maior ganho do projeto está nas histórias que ele inspira:

“Assim como uma árvore cria raízes firmes para crescer, o reconhecimento de paternidade — seja para crianças ou para adultos que ainda não possuem o registro — traz para a pessoa e para toda a família um sentimento de pertencimento e identidade. Cada nome no registro é mais do que um dado: é uma história sendo fortalecida.”

Com ações contínuas e simbolismo forte, o Raízes de Januária segue plantando muito mais do que árvores: semeia vínculos familiares, consciência ambiental e um futuro mais verde para a cidade.