A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Imagem da Vida e a Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) lançaram nesta terça-feira (22), em Recife (PE), o nono livro da série Olhares Cruzados, que enfoca “Brasil-Guiné-Bissau Olhares Cruzados pela Identidade”.
A edição, que tem como tema o Registro Civil de Nascimento, é resultado do intercâmbio realizado entre crianças e jovens brasileiros da comunidade do Alto José do Pinho, no Recife (PE), com as comunidades Bissau-Quelelê e Bissau-Pluba 2, em Guiné-Bissau; e das comunidades de Pinheiros e Uixi, em Beruri (AM) com comunidades das ilhas de Bubaque e Canhabaque, no arquipélago de Bijagós, também em Guiné-Bissau.
O coordenador geral de Educação em Direitos Humanos da SDH, Erasto Fortes, participou do lançamento. Segundo ele, o registro civil é um problema comum entre as comunidades envolvidas no projeto. “Escolhemos esse tema para desenvolver a compreensão dos diretos humanos como é o caso do direito à identidade”, informou Dirce Carrion, coordenadora do projeto.
No total, o projeto contou com a participação de 183 crianças que discutiram a importância do respeito aos direitos humanos, a diversidade e o direito a identidade com foco no Registro Civil de Nascimento. Todos participaram de oficinas de fotografia, redação, desenho e elegeram personagens que se destacam pelo seu trabalho em suas comunidades para serem entrevistados.
São 32 entrevistas que apresentam um mosaico de cidadãos comuns brasileiros e guineenses, ambos retratados pela visão das crianças.
Durante o lançamento, foi apresentado um vídeo documentário dirigido pelo pernambucano Nilton Pereira. O projeto também conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco e das Secretarias Estaduais dos Direitos Humanos, Educação e Saúde.
Fonte: SEDH