O projeto Rua de Direitos foi realizado pela primeira vez em Governador Valadares no dia 21 de agosto, na Praça dos Pioneiros. A ação reuniu diversas instituições e contou com a participação do Recivil, que atuou na emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito para a população em situação de rua.
Ao todo, foram realizados centenas de atendimentos, garantindo que pessoas que haviam perdido seus documentos pudessem recuperar a cidadania e acessar benefícios sociais.
A desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, presidente do Comitê PopRuaJud, destacou a importância dessa atuação:
“A parceria do Recivil é importantíssima. A emissão de uma certidão é o que possibilita o exercício da cidadania. Somente por meio da documentação é possível acessar direitos básicos como saúde e assistência social.”
A oficiala Gisele Sá Peixoto, do RCPN 3º Subdistrito de Governador Valadares, reforçou o papel social dos cartórios:
“Foram expedidas segundas vias de certidões de nascimento e casamento, possibilitando a emissão de documentos de identidade e o acesso a outros serviços sociais. É gratificante contribuir com essa ação em parceria com o Poder Judiciário e entidades da sociedade civil.”
A participação do Recivil reafirma o papel social dos cartórios mineiros, que levam muito mais do que documentos: levam dignidade, inclusão e esperança.