Sede do Recivil é palco de reunião nacional da Arpen-Brasil

A diretoria da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais – Arpen-Brasil e os presidentes das entidades estaduais se reuniram nesta sexta-feira, 16 de maio, na sede do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais – Recivil, em Belo Horizonte (MG), para discutir pautas estratégicas da categoria e reforçar o compromisso com a sustentabilidade do Registro Civil.

 

O encontro contou com a presença de lideranças do setor de diversos estados e teve como foco principal o fortalecimento institucional e a busca por soluções sustentáveis que garantam a continuidade e a valorização dos serviços prestados pelos Cartórios de Registro Civil.

 

O presidente da Arpen-Brasil, Devanir Garcia, destacou a importância do diálogo permanente com os registradores e da atuação conjunta para enfrentar os desafios da classe.

 

“Essa segunda reunião da nossa gestão, reunindo todos os presidentes das Arpens estaduais juntamente com a diretoria da Arpen-Brasil, foi um divisor de águas em assuntos prioritários, especialmente a sustentabilidade do Registro Civil, tema central desde o início da nossa gestão e que nos comprometemos a discutir. Uma primeira conclusão a que chegamos é que cada estado precisa, juntamente com a Arpen-Brasil, apresentar sua realidade. Com base nesse estudo, será possível alinhar uma atuação conjunta e eficaz”, afirmou.

 

Esta foi a primeira vez que o Recivil sediou uma reunião da instituição nacional em sua sede, no centro de Belo Horizonte.

 

“Recebemos um convite muito especial do presidente Genilson Gomes, do Recivil, para que essa reunião acontecesse neste momento, coincidente com a inauguração de um novo espaço multimídia. Ficamos muito honrados pelo convite e pudemos conhecer a estrutura do Recivil em Minas Gerais. Levamos daqui muito otimismo. Constatamos que a união do Registro Civil gera resultados positivos, como uma estruturação sólida, além de melhorias fundamentais, como acesso à informação, treinamento e qualificação para nossos profissionais. É disso que precisamos”, declarou Devanir Garcia.

 

A Arpen-Brasil tem uma ligação especial com a capital mineira, uma vez que foi em Belo Horizonte, em 1993, que a associação nacional foi fundada.

 

O presidente do Recivil, Genilson Gomes, expressou sua alegria em receber lideranças de todo o Brasil em Minas Gerais:

 

“Esse foi um dia muito especial e um marco para o Registrador Civil, especialmente para o registrador mineiro. Foi uma honra receber aqui a diretoria da Arpen-Brasil e os colegas presidentes das Arpens estaduais. Ainda mais significativo foi tratar de um tema tão caro ao RCPN de todo o Brasil: a sustentabilidade dos cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais. Há muito tempo Minas Gerais defende que esse seja o tema central da gestão nacional, diante das dificuldades que o Registro Civil enfrenta para se manter. Isso, inclusive, nos faz perder grandes profissionais, que ingressam na atividade e migram para outras especialidades pela falta de sustentabilidade. Minas e o Recivil estão de portas abertas e tenho certeza de que, a partir de agora, podemos levar o Registro Civil a um novo patamar. Este foi o pontapé inicial.”

 

Soraia Boan, 1ª secretária do Recivil, também reforçou a relevância do momento:

 

“Hoje é um dia muito importante para nós, do Recivil, e para todos os registradores de Minas Gerais. Recebemos o presidente da Arpen-Brasil, os presidentes das Arpens e toda a diretoria. Isso nos deixa muito satisfeitos, pois foi uma troca de experiências extremamente rica. É sempre bom ouvir e compartilhar vivências. Assim, fortalecemos tudo o que o Registro Civil pode fazer pelas pessoas.”

Participaram da reunião presencialmente, Devanir Garcia, presidente da Arpen-Brasil; Genilson Gomes, presidente do Recivil; Marcus Roza, 4º vice-presidente da Arpen-Brasil e presidente da Arpen/MS; Ney Querido, membro do conselho fiscal da Arpen-Brasil e, nesta ocasião, representando Flávio Henrique de Oliveira, presidente da Arpen/TO; Rodrigo Oliveira Castro, presidente da Arpen/MT; Cesar Augusto Machado de Mello, presidente da Arpen/PR; Bruno Quintiliano, 2° vice-presidente da Arpen/GO; Walber Apolinário, presidente da Arpen/AP; Humberto Monteiro da Costa, presidente da Arpen/RJ e primeiro secretário da Arpen-Brasil; João Gusmão Neto, presidente da Arpen/MA e primeiro tesoureiro da Arpen-Brasil; Vitor de Moraes, presidente da Arpen/CE; Wagner Falcão, presidente da Arpen/AL; Luiz Manoel Carvalho dos Santos, vice-presidente da Arpen/RJ; e os membros do Conselho Fiscal da Arpen-Brasil, Calixto Wenzel (RS); e Arion Toledo Cavalheiro Júnior (PR).

 

Também acompanharam on-line Karine Boselli, presidente da Arpen/SP e vice-presidente da Arpen-Brasil; Marcos Timóteo Torres e Silva, presidente da Arpen/PE e segundo secretário da Arpen-Brasil; Everson Luis Matoso, presidente do Conselho Diretivo da Arpen-SC; e Dolores Fonseca, representando Conrrado Rezende Soares, presidente da Arpen/PA e 5º vice-presidente da Arpen-Brasil.