Depois da grande enchente que deixou 1.100 pessoas desalojadas e 35 desabrigados há duas semanas na cidade de Carangola, 114 moradores que perderam seus documentos adquiriram a segunda via das certidões de nascimento e de casamento. A ação fez parte da edição especial do projeto Ministério Público Itinerante, realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o Recivil.
Durante três dias, a coordenadora de Projetos Sociais do Recivil, Leila Xavier, auxiliou o fornecimento dos documentos aos moradores da região de Carangola, atingida pela chuva. “O Recivil atendeu moradores nos bairros mais atingidos, na praça central da cidade e em Lacerdinha, distrito de Carangola, que é pelo segundo ano consecutivo um dos locais mais afetados”, informou.
Leila Xavier recorda que a segunda via de certidões de nascimento e de casamento são exigências para a emissão dos demais documentos e aos benefícios da assistência social, que neste momento é muito importante para as famílias atingidas pela enchente.
O projeto Ministério Público Itinerante foi suspenso por conta da pandemia do coronavírus. “Em Carangola realizamos uma ação emergencial, unindo esforços entre o sindicato, o cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Carangola e dos distritos da cidade, além do Ministério Público, devido a gravidade das perdas causadas aos desalojados e desabrigados que perderam os seus documentos.”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil