O des. João Batista Machado disse que em dez dias vai assinar resolução criando cinco Cartórios só em Teresina O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Batista Machado, disse que em dez dias vai assinar resolução criando cinco Cartórios em Teresina e cerca de cem no interior do Estado. Ele anunciou que em 60 dias será realizado concurso público para bacharéis em direito com 130 vagas que serão os tabeliães dos cartórios.
Ele falou que está entregando aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado e para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Associação Comercial do Piauí a resolução criando novos cartórios, houve recurso e o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do Poder Judiciário Paulista.
“Nós estamos vivendo hoje em Teresina, uma cidade com 700 mil habitantes com os mesmos cartórios de 30 anos atrás”, disse João Batista Machado.
Ele falou que serão criados Cartórios no Jockey Clube, na Santa Maria da Codipi, no Dirceu e em outros bairros que ainda serão escolhidos.
“Estamos assinando a resolução para ajudar a população de Teresina e não por ser contra A, contra B ou contra C. Nós somos é a favor da comunidade e antes de sair daqui (Presidência do Tribunal de Justiça) nós iremos criar esses cartórios para que a população tenha acesso aos seus serviços e paguem menos”, declarou João Batista Machado.
Ele afirmou que também estão sendo criados cartórios em cerca de cem cidades do interior. O desembargador João Batista Machado afirmou que nos municípios sem cartórios os habitantes levam os seus filhos para registrá-los em outros municípios mais distantes. “Registram seus filhos em cidades com 130 quilômetros distante do local onde nasceram”, falou o desembargador
“Queremos aproximar o povo dos cartórios, que os cartórios prestem seus serviços sem cobrar os valores que cobram hoje”, falou o desembargador João Batista Machado.
Ele disse que o Tribunal de Justiça vai abrir 130 vagas, oferecidas em concurso pública para bacharéis de Direito, para os novos cartórios.
“Dentro de 60 dias vamos ter isso tudo resolvido”, falou Machado.
Fonte: Jornal Meio Norte – PI