CGJ-MG dá aval para implantação da Intranet em Minas Gerais

Na manhã desta quarta-feira (02.06), o presidente do Recivil, Paulo Risso; o diretor administrativo financeiro, José Ailson Barbosa; o gerente e o supervisor do departamento de Tecnologia da Informação, Helmar Faria e Jader Pedrosa se reuniram com o representante da Processmind, Luis Gustavo Hernandez Bender.

A reunião teve como objetivo discutir a implantação da intranet pelo Recivil em Minas Gerais, a partir do modelo já executado em São Paulo, pela Processmind, empresa voltada para a gestão e automação de processos de negócios. Luiz Bender mostrou aos presentes o funcionamento da intranet em São Paulo. 

Representante da Processmind, Luis Gustavo Hernandez Bender, mostrou ao Recivil o funcionamento da Intranet

A Intranet é um sistema que permite que um cartório envie comunicações para outro, sem utilizar-se da forma tradicional, o correio. São 15 tipos de comunicações que podem ser feitas, como alteração de estado civil, casamento religioso, casamento no exterior, óbito, entre outros. 

À tarde, Paulo Risso, Luiz Bender, Jader Pedrosa e o diretor jurídico do Recivil, Claudinei Turatti se reuniram com o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Dr. José Francisco Bueno; com os juízes auxiliares da Corregedoria para os Serviços Notariais e de Registro, Dr. Maurício Pinto Coelho Filho e Dr. Ronaldo Claret de Moraes; com o gerente de Fiscalização dos Serviços Notariais e de Registro, Donizete Rodrigues e com o assessor Jurídico da Corregedoria, Dr. Roberto Brant Rocha, para apresentarem o modelo da Intranet.

O presidente do Recivil falou sobre o interesse do Recivil em iniciar a implantação da intranet em Minas Gerais. “Procuramos São Paulo porque o sistema lá já está pronto, e trouxemos aqui para mostrar como funciona lá para podermos implantar aqui em Minas Também”, disse Paulo.

Luiz Bender falou sobre o início do desenvolvimento do sistema em São Paulo e como é o funcionamento da Intranet. “Já são duas milhões e setecentas mil comunicações trocadas entre os ofícios em São Paulo”, contou Luiz. “Com a Intranet há uma economia de custo de postagem e mão-de-obra”, explicou.

O serviço foi aprovado e bastante elogiado pelos presentes. O desembargador Dr. José Francisco Bueno solicitou a análise do projeto da Intranet pelos juízes auxiliares da Corregedoria para os Serviços Notariais e de Registro para que ela possa ser implantada até o mês de outubro.

“Temos que conversar para ver o que é preciso para colocar o serviço em prática. Já imagino a praticidade e a economia para os cartórios”, disse Dr. Ronaldo Claret.

 

Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais aprovou a idéia da Intranet a ser implantada no Estado