Erradicação do sub-registro terá reuniões no interior do Maranhão a partir de segunda

A partir de segunda-feira (26), às 15h, Magalhães de Almeida será o primeiro de 12 municípios onde serão realizados encontros reunindo o Judiciário e entidades que atuam em parceria no projeto de erradicação do sub-registro no interior. Para acompanhar os trabalhos, o corregedor-geral da Justiça, Raimundo Freire Cutrim, indicou a juíza-corregedora da CGJ Maria das Graças Castro Duarte Mendes.

Esta semana, ela enviou ofício a juízes de comarcas, explicando a abrangência do projeto e pedindo que sensibilizem parceiros locais – de prefeituras a secretarias municipais de saúde – para ampliação de estratégias de ação. Maior incentivadora do projeto, a Corregedoria Geral da Justiça reforça preocupação com o assunto ao enfatizar que o Estado apresenta um dos piores índices em relação ao sub-registro de nascimento no país.

De acordo com cronograma definido para junho, além de Magalhães de Almeida, haverá encontros de trabalho em Araioses (27/6, 9h30), Água Doce do Maranhão (27/6, 15h) e Paulino Neves (28/6, 14h30).

Em julho, as reuniões recomeçam por Chapadinha, Anapurus e Mata Roma (todas no dia 12/7); seguidas por Brejo e Milagres do Maranhão (dia 13). No dia 14, ocorrerão encontros em São Bernardo e Santana do Maranhão.