A equipe de Projetos Sociais do Recivil esteve entre os dias
O projeto é realizado em parceria entre o Recivil e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que tem o objetivo de possibilitar o acesso de várias famílias à documentação básica, como registro de nascimento, além do possível ingresso no Programa Bolsa Família.
Divino
No dia 6 de maio, terça-feira, o Recivil esteve na cidade de Divino, e atendeu a população na Secretaria de Assistência Social. A Oficiala do Cartório, Edna de Sousa Viana, a Oficiala Substituta, Maria de Fátima Damasceno e a escrevente substituta, Ednéa Maria Damasceno, trabalharam no cartório na emissão das segundas vias de certidões. Foram realizados 172 pedidos de segundas vias.
Também estiveram presentes e participaram da ação o gestor do Programa Bolsa Família, Júlio Cesar Bernardes, a secretária da Assistência Sociai, Marlene Cândida da Silva Reis e o vice-prefeito Roberto Rocha.
Maria de Fátima Damasceno e Ednéa Maria Damasceno (sentada)
trabalharam no atendimento à população
Oficiala Edna de Sousa Viana conversou com a Coordenadora de Planejamento
Estratégico e Programas Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte
Amparo da Serra
A cidade de Amparo da Serra recebeu o Recivil no dia 8 de maio, na Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Oficiala Alessandra Neves Barbosa trabalha sozinha no cartório e atendeu as pessoas que foram à procura principalmente das segundas vias das certidões. Foram 253 pedidos de segundas vias, dois reconhecimentos de paternidade e 16 pedidos para dar entrada no processo de habilitação de casamento. “Gostei muito do evento, achei muito interessante, ainda mais porque a população aqui do município é muito carente”, contou a Oficiala.
A ação também contou com o apoio e participação do prefeito Francisco Paradela, que fez questão de acompanhar o evento pessoalmente, e da secretária municipal de Assistência Social, Divina Teodoro Mendes Fuscaldi, que também esteve presente no local de atendimento e participou ativamente da ação.
Oficiala Alessandra Neves Barbosa trabalhou no cartório na emissão de segundas vias
Secretária municipal de Assistência Social, Divina Teodoro (esq.), coordenadora de
Planejamento Estratégico e Programas Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte e o prefeito Francisco Paradela
Na sexta-feira, dia 9 de maio, foi a vez do município de Antônio Dias receber a equipe do Recivil no Salão Paroquial, onde foram feitos os atendimentos à população.
A Oficiala Sanderli Pascoal Soares atendeu os moradores que foram à procura da documentação. Foram 218 pedidos de segundas vias de certidões, um registro de nascimento tardio e três pedidos para dar entrada no processo de habilitação de casamento. Mateus Lage, marido da Oficiala, também trabalhou no cartório e ajudou no atendimento.
A secretária municipal de Assistência Social, Fabiane Nunes Coura, participou da ação e ajudou na divulgação do evento, que também teve a colaboração da Rádio Integração FM. “A ação foi muito boa. Pena que é uma vez só, seria bom se tivesse um outro dia”, contou Fabiane.
Oficiala Sanderli Pascoal Soares ao lado de seu marido Mateus Lage,
que a ajudou durante os trabalhos no cartório
Maria Cecília Duarte concedeu entrevista para a Rádio Integração FM, onde falou
sobre a ação que estava sendo realizada no Salão Paroquial da cidade
São Domingos do Prata
No município de São Domingos do Prata, a equipe de Projetos Sociais do Recivil atendeu a população, na parte da manhã, na Associação Esperanza Brasil, localizada na Comunidade Quilombola, e na parte da tarde atendeu no Cras (Centro de Referência da Assistência Social). O evento aconteceu no sábado, dia 10 de maio.
A Oficiala Soraya Mendes trabalha sozinha no Cartório e recebeu 98 pedidos de segundas vias de certidões. “Adorei a ação. Acho que tem que ser feito mesmo, tem muita gente que não tem condições de pagar”, contou. O Oficial do distrito de Cônego João Pio, José Darboy Gomes, também participou do evento.
A ação também contou com participação da assistente social Vanessa Cândida Pessoa, da funcionária do Cras, Jussara Aparecida Sartori, da coordenadora do Cras, Bibiana Maria Assunção e da funcionária do Bolsa Família, Cirlene Domingues.
(De pé) Jussara Aparecida Sartori, Maria Cecília Duarte e Cirlene Domingues
Recivil atendeu quilombolas na Associação Esperanza Brasil