Desafios do Judiciário na TV

O relatório do Banco Mundial “Brasil, fazendo com que a justiça conte”, apresentado em dezembro de 2007 durante o seminário “Perspectivas para a Justiça Brasileira”, no Supremo Tribunal Federal (STF), apontou a sobrecarga de trabalho dos magistrados como um dos principais problemas do Judiciário brasileiro. O estudo de mais de 200 páginas constata que o número de ações apreciadas pelo Poder Judiciário está fora dos padrões internacionais. Este é o tema do Justiça em Questão que estreou ontem, dia 21 de fevereiro, na TV Comunitária, canal 13, e no dia 28 de fevereiro, vai ser exibido na TV Justiça, canal 7 na Net.

O repórter Marcelo Almeida vai mostrar o volume de processos na justiça mineira. O repórter conversou com juízes de varas sobrecarregadas da capital para saber como os magistrados lidam com essa sobrecarga para evitar a morosidade da justiça. As soluções do Judiciário para diminuir o acúmulo de processos é o tema abordado na reportagem de Soraia Costa. Penhora on-line e processo eletrônico são alguns métodos que judiciário mineiro tem utilizado para atingir a celeridade no julgamento de processos.

Produzido quinzenalmente, com 30 minutos de duração, o Justiça em Questão é um canal de comunicação entre o Poder Judiciário e a sociedade. O programa é realizado em parceria com a TVC e está no ar desde fevereiro de 2005. Na TVC, os horários são os seguintes: segunda-feira, às 18h30; quarta-feira, às 23 horas, e quinta-feira, às 21 horas. Na TV Justiça, as exibições acontecem terça-feira, às 12 horas; quinta-feira, às 18h30, e sábado, às 15h30.

TV Horizonte

A partir deste mês, o Justiça em Questão também será exibido na tevê aberta. Na TV Horizonte, canal 19 UHF, cada edição do programa será exibida semanalmente, nos seguintes horários: sexta, às 21 horas, com reprises no sábado, às 6 horas e 12h30; domingo, às 5 horas; quarta, às 7 horas, e sexta-feira, às 4 horas. A estréia foi no dia 15, com o programa sobre “Investigação de Paternidade”. Amanhã, dia 22, estará no ar o programa sobre “Direito Virtual”.

Sugestões de temas podem ser enviadas para o e-mail:
justicaemquestao@tjmg.gov.br.

 

Fonte: TJ MG