Mobilização emitiu mais de 460 registros de nascimento na região Oeste

Em onze dias de viagem, a caravana da mobilização pelo registro de nascimento já alcançou o número de 466 certidões emitidas e atendeu a seis cidades da região Oeste de Mato Grosso. Técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social percorreram as cidades de Paranatinga, Denise, Mirassol D’Oeste, Vale de São Domingos, Jauru e Pontes e Lacerda levando os serviços de emissão gratuita da 1ª e 2ª via do registro de nascimento.

Nesta terça-feira (21.03), a caravana está na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade e as atividades só terminam na quinta-feira (23.03), depois que a equipe atender os moradores do Município e das glebas vizinhas.

De acordo com a assistente social da Setecs, Beatriz Moreschi, a maior procura está sendo pela emissão da 2ª via. “Todos os interessados em emitir o documento eram pessoas que haviam perdido ou extraviado o primeiro registro”, destacou.

Para se ter uma idéia, em Jauru foram emitidas 118 segundas vias da certidão de nascimento e em Mirassol D’Oeste foram 65.

A ação, desenvolvida pela Setecs conta com a parceria do Tribunal de Justiça, Defensoria Geral do Estado, Ministério Público, cartórios, prefeituras, igrejas, Lions Clube, Rotary, Maçonaria e outros.

Depois de Vila Bela, a ação segue para Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Sapezal, Campos de Júlio e encerra o cronograma de viagens em Cuiabá, no dia 02 de abril, com uma grande mobilização no bairro Pedra 90.

REGISTRO – O registro de nascimento é essencial para o indivíduo e é o primeiro documento de uma pessoa. Somente com ele, o cidadão pode tirar a carteira de trabalho, a carteira de identidade, o título de eleitor, o CPF, ter acesso aos benefícios sociais que o governo oferece ou matricular-se na escola.

Desde 2003 que a Setecs vem desenvolvendo mutirões e mobilizações pelo Estado todo para a erradicação da falta do registro de nascimento. Em Mato Grosso já foram realizadas quatro grandes campanhas de mobilização para o registro civil. A primeira aconteceu no dia 25 de outubro de 2003. Uma segunda mobilização, desta vez rural, foi realizada no dia 06 de agosto de 2004. Já a terceira mobilização estadual, culminando com o evento Ação Global, foi em Rondonópolis, no dia 06 de novembro de 2004, e a quarta foi no dia 22 de outubro de 2005.

Atualmente, dos 141 Municípios de Mato Grosso, 47% estão com o sub-registro praticamente erradicado.


Fonte: Olhar Direto – MT