“Os diversos editais de concurso juntados aos autos (Goiás, Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro) corroboram a necessidade de padronização mínima das regras básicas dos diversos concursos de ingresso”, afirma o relator em seu voto.
Os membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovaram a criação de comissão para regulamentar a realização de concursos para titulares de cartórios. A decisão foi tomada na sessão ordinária de terça-feira, acompanhando voto do Conselheiro Alexandre de Moraes, relator dos pedidos de providências de números 892 e 968, que solicitavam a padronização de critérios para ingresso e remoção dos titulares.
Em 2006, o Conselho analisou diversos procedimentos sobre o mesmo assunto e encontrou inúmeras ilegalidades nesta categoria de concurso. O objetivo da normatização é diminuir a demanda e assegurar os princípios de impessoalidade e isonomia das provas.
Os membros da comissão deverão ser nomeados pela presidente, ministra Ellen Gracie. O grupo terá prazo de 60 dias para apresentar ao plenário minuta de resolução.
Fonte: Arpenbrasil