A cidade de Alfenas, no sul de Minas Gerais, será sede, no dia 16 de junho, do I Seminário sobre Adoção, que terá a participação de autoridades, técnicos e representantes da sociedade civil. A iniciativa é da Associação de Estudo e Apoio à Adoção de Alfenas (Adota), em parceria com o Juizado da Infância e Juventude e com a Assessoria do Setor Técnico da comarca. O evento começa às 8h, no Auditório Leão de Faria do Pavilhão Central de Aulas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), com o término previsto para as 16h30.
Na abertura, o psicólogo Fernando Freire apresentará o Plano Nacional de Promoção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Ele é membro da “Foundation Terre des Hommes”, uma organização suíça criada em 1969 por Edmond Kaiser com três áreas básicas de atuação: a saúde, a assistência social e o direito das crianças.
Na primeira mesa redonda, será discutida a “Constituição Familiar pelos Laços Afetivos”, sob a visão psicológica e social, incluindo a abordagem sobre uma experiência clínica e da adoção na escola. Pela comarca de Varginha, participam psicóloga judicial Érika Pereira e a assistente social judicial Cristina Rezende Valle Souza, além da psicóloga municipal de São Sebastião da Grama (São Paulo), Rosina Cardoso, e da pedagoga da Rede de Ensino de Alfenas, Elizabeth de Carvalho Ribeiro.
“A Adoção nas perspectivas Católica, Evangélica e Espírita”; é o tema da 2ª mesa redonda, que recebe o padre Waldemilson Gustavo, o pastor Mozar de Souza e a representante da Casa Espírita Sarai, Eucinéia Carvalho. O juiz da Infância e Juventude de Alfenas, Nicolau Lupianhes Neto abre a 3ª mesa redonda, que discutirá os “Aspectos Jurídicos da Adoção”. Participa, ainda, o promotor de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Alfenas, Marcelo Fernandes dos Santos.
Para os Grupos de Estudo e Apoio à Adoção, o evento contribui para uma mudança de mentalidade da sociedade, fazendo com que, pouco a pouco, os adotantes brasileiros compreendam as possibilidades de êxito das adoções tardias, inter-raciais, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais.
Outras informações podem ser obtidas no Setor Técnico do Fórum da comarca de Alfenas. Telefone: (35) 3292-5384.
Fonte: TJ MG