O publicitário Rafael Nunez Sá Freire, 26, está em Xangai, na China. A estudante de design gráfico Sara Stultz, 26, em Nice, na França. A distância não os impediu de dizerem “sim” ao outro, num matrimônio celebrado ontem (9) na Grande SP –e transmitido por webcam, via Skype.
Arquivo Pessoal |
|
Sara Stultz, 26, exibe sua aliança para a webcam de Nice, na França; seu marido, Rafael Nunes Sá Freire, está em Xangai |
A união civil foi registrada no 1º cartório de Osasco, ao meio-dia. Estavam presentes fisicamente os pais do noiva, Carlos Roberto Stutz, 53, e Edna Silva Stutz, 53.
Além do casal, foram virtualmente ao casório os pais do noivo, que acompanharam tudo de Barcelona, na Espanha. A assinatura da união foi feita por meio de procurações. A interação digital demandou três notebooks no local.
“Embora o `sim` dos procuradores seja o ato oficial que permite o casamento, o juiz concordou em também perguntar aos noivos, para tornar a cerimônia mais emocionante. Nós assistimos a tudo e vimos os pais e os padrinhos assinarem a certidão. Foi muito emocionante e ao mesmo tempo engraçado”, diz Rafael, que conheceu sua mulher
Arquivo Pessoal |
|
União civil foi registrada no 1º cartório de Osasco, mas transmitida pela internet |
Desde então, nunca perderam contato, mesmo em países diferentes.
“Não existe no Brasil ainda casamento on-line. Neste caso, fizemos por procuração, mas eles assistiram e participaram da cerimônia pela internet. Nunca vi isso, para mim é novidade”, explica Alexandra Leal Musa, oficial de registro civil do do 1º cartório de Osasco.
Em agosto, o casal planeja comemorar a união numa festa (presencial), a ser . realizada
“O chato de tudo isso é que a lua de mel vai ficar para daqui quatro meses, quando nos encontrarmos no Brasil para a festa do casamento religioso”, desabafa Rafael. O pai da noiva comemora, naturalmente: “Vão ficar chupando o dedo até lá.”
Fonte: Folha online