Recivil realiza com sucesso primeira participação na Ação Global

 

Veja as reportagens exibidas no Jornal MGTV 1ª Edição e 2ª Edição

 

A ação de cidadania que aconteceu neste sábado (17.05) nos 27 estados brasileiros contou com a participação do Recivil pela primeira vez no evento.


Em Minas Gerais, a Ação Global realizada no Sambódromo de Contagem prestou mais de 85 mil atendimentos às pessoas, que tiveram acesso a mais de 150 serviços gratuitos, como corte de cabelo, oficinas de lazer, carteira de trabalho, CPF, Defensoria pública, Ouvidoria Geral do Estado, entre outros. Mil e quinhentos voluntários trabalharam nos diversos atendimentos.


Antes de começarem os serviços, às 9 horas da manhã, a fila de pessoas à espera já dava a volta no quarteirão do Sambódromo. A maioria, 1.600 pessoas, foi à procura da carteira de identidade.

 

Desde manhã cedo pessoas aguardavam na fila para aproveitarem os serviços gratuitos


Os serviços de registro civil também foram bastante procurados, principalmente os de segunda via de certidões, uma vez que para tirar a carteira de identidade é necessário apresentar a certidão original. Foram 545 pedidos.


Para a coordenadora de Planejamento Estratégico e Programas Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte, a participação do Recivil foi um sucesso. “Este evento de cidadania não podia deixar de contar com a participação do Recivil. Foi a nossa primeira participação e fizemos mais de 500 pedidos de segundas vias de certidões, sendo que muitas delas conseguimos emitir na hora. Não teríamos conquistado esse sucesso se não tivéssemos o apoio dos Cartórios de Registro Civil de Contagem”, disse Cecília.

 

Equipe do Recivil e dos Cartórios Guimarães e Nogueira trabalham em

conjunto para atender as pessoas

 

A Ação Global é um evento de responsabilidade social de caráter comunitário, que concentra num único dia a prestação de grande número de serviços sociais nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura à população menos favorecida. A ação é realizada pelo SESI (Serviço Social da Indústria), e conta com a participação de diversos parceiros.

 


Participação dos Cartórios de Registro Civil


O Recivil contou com a imprescindível e importante participação dos Oficiais e funcionários do Cartório Guimarães e do Cartório Nogueira. A partir de um sistema montado no local de atendimento, foi possível fazer a emissão das segundas vias no próprio local, beneficiando a população com um serviço ágil e de qualidade.

 

Cartório Nogueira emitiu 115 certidões na hora


A escrevente do Cartório Nogueira, Selma Moreira do Amaral Melo, gostou muito de ter participado do evento. “Adorei a ação. Ela ofereceu muitas oportunidades para as pessoas, principalmente porque elas puderam conhecer o funcionamento do cartório”, contou. “O sistema de emissão das segundas vias deu certo. Para o Cartório, a participação no evento acrescentou bastante”, completou Selma. Foram 115 certidões emitidas na hora pelo Cartório Nogueira.


Para a escrevente do Cartório Guimarães, Adriana Paula Veronez de Oliveira Dias, foi muito gratificante o evento. “A gente se sente bem de fazer o bem ao próximo, a alguém que está precisando”, disse. Foram 56 certidões emitidas na hora pelo Cartório Guimarães.

 

Funcionárias do Cartório Guimarães fizeram a emissão das segundas vias de

certidões no próprio local do evento


Também participaram do evento as auxiliares do Cartório Nogueira, Graziele Helena Rodrigues Miranda, Roxana de Lima e Mariana Beatriz de Oliveira Barros.
Pelo Cartório Guimarães, também trabalharam durante o evento os auxiliares Ana Cristina Santos Carvalho, e Bruno José Diniz Ferreira e Cristina Diniz da Cruz Teixeira, que ficaram no Cartório ajudando no envio de informações para a emissão das certidões.


Procura pelos serviços


Uma das pessoas que procuraram o Recivil foi Dona Maria Lourenço Jacinto, que foi à procura da segunda via de sua certidão de nascimento para tirar a segunda via da carteira de identidade. “A carteira de identidade é importante para qualquer coisa. Precisamos dela para tudo”, explicou.


A ex-moradora de rua, Raimar Rocha Gomes, de 51 anos, também procurou os serviços do registro civil para obter as segundas vias das certidões de nascimento dos seus três filhos. “Vim pedir as certidões porque vou levar ao juiz para que eu consiga receber uma pensão dos meus filhos”, contou. Segundo Raimar, seus filhos não a ajudam e não a aceitam por causa de seu passado como alcoólatra. O Recivil fez os pedidos das certidões em Coronel Fabriciano, e em 30 dias estará disponível para Raimar no Cartório Nogueira.


Segundo a coordenadora da Ação Global em Minas Gerais e gerente de Lazer e Esportes do SESI, Lina Ferreira Rezende, o evento teve um excelente resultado. “Superamos a previsão de atendimentos. Esperávamos 60 mil atendimentos e realizamos 84 mil. Tivemos muitas parcerias novas, principalmente a do Recivil. De um modo geral, os serviços mais procurados foram os de cidadania”, contou.

 

Equipe do SESI trabalhou na coordenação do evento