Oficina realizada durante o III Congresso aborda conceitos e procedimentos básicos de informática

Os congressistas que compareceram ao III Congresso Estadual dos Registradores Civis de Minas Gerais promovido pelo Recivil, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, além de assistirem as palestras, também tiveram a oportunidade de participar da oficina de Informática.

Administrador de redes do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Ricardo Mendes,

falou sobre os conceitos básicos de software e hardware

 

Oficiais, substitutos e funcionários dos cartórios de registro civil de Minas Gerais ouviram as explicações do administrador de redes do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Ricardo Mendes, sobre conceitos e procedimentos básicos de informática (software e hardware): como instalar uma impressora, apresentação de componentes, valor de equipamentos no mercado, como acessar e navegar na internet, componentes do Windows Explorer, etc. O suporte técnico do TI, Carlos Medeiros, trabalhou na oficina como monitor e auxiliou os alunos.  

“Pelo que eu vejo no dia a dia aqui no setor de informática, as dúvidas dos oficiais quando eles usam o suporte, percebi que a maioria não tinha uma noção básica de informática, então levei a oficina por este caminho, aplicando a informática básica no dia a dia deles do jeito que mais necessitam”, explicou Ricardo Mendes.

Cada oficina teve a duração de uma hora e contou com a presença de cerca de 20 alunos por turma, que receberam uma apostila para acompanharem as explicações. “Eu gostei muito da oficina. Vejo que para as pessoas que estão precisando realmente entrar nesse mundo da informática foi muito bom. As explicações foram claras, e as pessoas puderam acompanhar com o computador. O Ricardo se comunica bem, deixou as pessoas à vontade. Ele mostrou para as pessoas que o computador não é um bicho papão”, disse a Oficiala de Japaraíba, Cíntia Jorge Teixeira Lopes.

Participantes acompanharam com atenção as explicações

O Oficial do Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas do distrito de São Geraldo de Tumiritinga, Evaldo Rui Barbosa, também participou da oficina. “Achei muito bom, o pessoal foi muito atencioso e a oficina bastante proveitosa”, contou. 

“Tentei mostra a algumas pessoas mais resistentes, que a informática é uma coisa boa e uma ferramenta essencial. Pela reação dos participantes a oficina foi muito positiva, porque pude ver que eles ficaram muito satisfeitos no final de cada oficina e vi que foi um sucesso”, declarou o administrador de redes do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil.