Todo o norte do Estado de Minas Gerais receberá mutirões de trabalho em favor da cidadania da população rural da região. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário conta desde o ano passado com a parceria do Sindicato dos Registradores Civis das Pessoas Naturais, o Recivil.
Funcionários do Sindicato participaram de uma reunião na Polícia Civil do Estado com todos os parceiros que entre os dias sete e 15 de Junho visitarão nove municípios do norte de Minas.
A expectativa é atingir mais de 600 pessoas nesta primeira etapa do projeto. “O recivil sente-se muito honrado em participar de projetos como estes. Nós também temos um Projeto Social que visa atender todo o Estado. É muito bom fazer parcerias como estas, que nos dão suporte para nossos próprios projetos futuros.”, afirmou Cláudia Barros, representante do Recivil nos Projetos Sociais.
“Neste caso específico dos mutirões no norte de Minas, nós temos um cartório em cada local. Nossa questão é de conscientização da população para seus direitos básicos. Temos uma meta de acabar com os subregistros no Estado até o final de 2007,”concluiu Maria Cecília Duarte, coordenadora de Planejamento Estratégico do Recivil.
Estiveram presentes na reunião representantes de diversas entidades, Movimento dos Sem Terra, Polícia Civil, Defensoria Pública, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho entre outros.
“Esse trabalho precisa ser constante. Vamos formar parcerias fortes e concretas”, declarou a representante da CUT, Tereza Souza.
“Os parceiros estão super empolgados. O Recivil disponibiliza funcionários próprios para fazer esse trabalho”, elogiou Susan Chiode Perpétuo, coordenadora do Projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário.