Projeto Cidadania para Todos leva cartório para a comunidade



O escrevente Oriel de Almeida César entrega certidão durante atendimento realizado pelo cartório de Guaianazes em mobilização no bairro de Cidade Tiradentes
Cartório de Guaianazes participa do projeto que ajuda moradores do bairro Cidade Tiradentes.

Entre os dias, 30, 31 de março e 1º de abril, o Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do CIC (Centro de Integração da Cidadania), em parceria com a Acetel (Associação dos Moradores do Conjunto Santa Etelvina e Adjacências) organizaram na associação que fica no bairro de Cidade Tiradentes o Projeto Cidadania para Todos.

O projeto contou com a presença de vários parceiros, como o Cartório de Guaianazes, o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), o Procon, INSS, SERT, Juizado Itinerante, um posto odontológico, posto do IIRGD para tirar RG, cabeleireiro, que vieram trazer à população local prestação de serviços e acesso às informações sobre seus direitos e deveres.

O cartório de Registro Civil e Tabelionato de notas do distrito de Guaianazes administrado pelo oficial Benedito Aparecido Morelli enviou os escreventes Cleiton dos Santos Araújo, Oriel de Almeida César e o auxiliar Diego Gonsalves Sousa para colaborar com o projeto. Foram feitos 54 pedidos de 2ª via de certidões de casamento e nascimento de cartórios de fora (São Paulo e Brasil), 12 do próprio cartório de Guaianazes, todas expedidas na hora. Foi também realizado um registro de nascimento e um pedido de reconhecimento de paternidade que será encaminhado para o Juiz Corregedor.

Moradora da Cidade Tiradentes Luzia Cristina Silva foi até o Acetel providenciar a 2ª via da certidão dos filhos para que elas possam tirar o RG e ficou surpresa com a facilidade e rapidez do serviço ¿Que bom, é bem fácil. Agora já posso tirar a certidão dos meninos¿. Deuzeny Castro, que também reside no bairro, foi tirar 2ª via da certidão para poder tirar 2ª via do RG. ¿Pra mim facilitou muito, pois sou do Piauí e sem este serviço teria que tirar lá¿.

O cartório de Guaianazes também distribuiu a cartilha e afixou cartazes do projeto Pai Legal. Oriel de Almeida lembrou da importância da participação dos cartórios em projetos como o Cidadania para Todos e do mérito que tem a Arpen-SP em dar suporte em ações sociais.

Fonte : Assessoria de Imprensa