Médio Jequitinhonha (MG) – Pelo projeto Caravana da Assistência Social, em Muriaé foi a primeira vez em que foi utilizado o sistema Cartosoft possibilitando que as segundas vias de certidões pudessem ser emitidas no local do evento, sem precisar ir diretamente ao cartório.
O sistema desenvolvido pelo Recivil funcionou da seguinte forma: Toda a estrutura foi montada no local do evento, com a instalação de um computador com impressora. Através do Cartosoft, que possibilita a comunicação instantânea entre o cartório e as pessoas que estão no local do evento, as informações sobre as certidões que precisavam ser emitidas (nome da pessoa, livro e folha onde está o registro de nascimento ou casamento) foram enviadas para o cartório. O cartório procurava o registro da pessoa e logo em seguida emitia a segunda via das certidões, que eram enviadas (via Cartosoft) para quem estava no local do evento, que imprimia a certidão nova na hora. Um oficial ficava no local somente para selar e assinar as certidões, que eram entregues às pessoas.
Na quarta etapa, realizada no Médio Jequitinhonha, o Cartosoft não foi utilizado nos locais dos eventos, mas alguns cartórios já possuíam o sistema, que facilitou bastante a emissão das certidões. Os oficiais falaram sobre a melhoria e a agilidade que o sistema trouxe para o dia-a-dia.
O oficial de Chapada do Norte, Anísio Reis Lemos Soares, tem acesso ao Cartosoft a quatro meses, e se preocupa com a segurança dos documentos emitidos. “É um sistema muito bom que agiliza bastante a vida da gente. Também uso o papel de segurança. Acho que também temos que estar preocupados com a segurança da documentação e com a qualidade dos documentos que a gente oferece para as pessoas”, explica.
De acordo com a equipe de tecnologia da informação do Recivil, antes da implantação do sistema, durante os projetos era possível fazer em média 40 certidões, depois, cerca de 80 certidões passaram a ser feitas.
Alguns cartórios ainda não têm o programa porque ainda não são informatizados. Este é o caso do cartório de registro civil de Virgem da Lapa, que ainda não possui o sistema. “Já tive a oportunidade de conhecer o Cartosoft e gostei muito. Com certeza vai facilitar muito o trabalho”, explica o oficial Geraldo Magela de Jesus.
A intenção do Recivil é que, através de uma parceria com a Embratel, até o final do ano todos os cartórios do estado já devam ter acesso à internet, possibilitando a criação da intranet do Recivil, que permitirá a comunicação entre todos os cartórios de Minas Gerais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil