Corregedoria homenageia colaboradores

Presidente do TJMG recebe homenagem do Corregedor Célio Paduani, em mesa de honra da Medalha Ruy Gouthier de Vilhena
Presidente do TJMG recebe homenagem do Corregedor Célio Paduani, em mesa de honra da Medalha Ruy Gouthier de Vilhena


Oficial de apoio, ministro, desembargadora, jornalista, contadora judicial, familiares de servidores já falecidos e outros representantes de muitos segmentos da sociedade, todos orgulhosos e, nas palavras do ex-corregedor-Geral de Justiça, desembargador José Francisco Bueno, que representou os demais agraciados, merecedores da Medalha de Mérito Rui Gouthier de Vilhena, receberam “a mais democrática comenda outorgada pelo Judiciário Mineiro”.

Ao todo, foram 66 personalidades, condecoradas pelos relevantes serviços prestados à Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, depois de “uma árdua, mas gratificante missão”, cumprida pelo Corregedor Geral de Justiça, Célio César Paduani, e a comissão especial formada também pelos juízes auxiliares da Corregedoria.

O desembargador Célio Paduani, que presidiu a solenidade após a abertura oficial pelo presidente do TJMG, lembrou o histórico da Medalha, instituída na gestão do desembargador José Costa Loures em 1986.

A cerimônia foi realizada no I Tribunal do Júri, no Fórum Lafayette. O desembargador Sérgio Antônio de Resende recebeu uma placa como homenagem do corregedor pela “inigualável administração que vem imprimindo à frente do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais”.
Também compuseram a mesa de honra o ministro do STJ, Nilson Naves, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques, o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, que representou o governador do Estado, Aécio Neves.

A dedicação, o dinamismo, a abnegação, a serenidade e a eficiência no cumprimento dos deveres funcionais constituíram os fatores de maior relevo para a indicação de magistrados e servidores judiciais.

No tocante às condecorações especiais, a comissão deliberou no sentido de homenagear pessoas, inclusive por reconhecimento póstumo, que contribuíram ou ainda contribuem para a melhoria dos trabalhos da Justiça de 1ª Instância e para o cumprimento das atividades da CGJ.

Ao final da solenidade, foi assinado um termo de cooperação e normatização que “cria e regulamenta o programa de monitoração eletrônica de condenados no âmbito da capital e da região metropolitana de Belo Horizonte”. O termo conjunto foi assinado pelo presidente e o corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, além do secretário de Defesa Social e o procurador-geral de Justiça do Estado.

Agraciados
     
Pelos relevantes serviços prestados à Corregedoria-Geral de Justiça e/ou à Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais, foram agraciados os desembargadores José Tarcízio de Almeida Melo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); José Francisco Bueno, ex-corregedor-geral de Justiça; Jarbas de Carvalho Ladeira Filho, 3º vice-presidente do TJMG; Kildare Gonçalves Carvalho, Manuel Bravo Saramago, José Carlos Moreira Diniz, Edilson Olímpio Fernandes, Alvimar de Ávila, Teresa Cristina da Cunha Peixoto, Antoninho Vieira de Brito, Maurício Barros, Mauro Soares de Freitas, Dídimo Inocêncio de Paula, Bady Raimundo Curi e Luiz Carlos Biasutti.

Também receberam a comenda o ministro Nilson Vital Naves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Antônio Augusto Junho Anastasia, vice-governador do Estado de Minas Gerais. Ainda na lista de homenageados os magistrados, ex-juízes-corregedores Carlos Henrique Perpétuo Braga, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, Ronaldo Claret de Moraes, Maurício Pinto Coelho Filho e Fernando de Vasconcelos Lins.

A CGJ também indicou, para receberem a medalha, o coronel Alexandre Salles Cordeiro, assessor institucional da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); Danilo Alves da Costa Júnior, assessor jurídico do comandante-geral da PMMG; o advogado José Luiz Lopes; o jornalista Dídimo Miranda de Paiva; o secretário da Corte Superior do TJMG, Wagner de Aguiar Mendes; o técnico judiciário da CGJ, Vanderlúcio Bernardino dos Santos; a coordenadora da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja/MG), Liliane Maria Lacerda Gomes; a secretária de Direção Superior do Gabinete do Corregedor, Irene Maria da Silva Souza, e a coordenadora da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), Eliane Aparecida Chaves de Melo.

Regiões

A lista de agraciados também incluiu magistrados e servidores que trabalham nas seis regiões do Estado onde a CGJ atua:


Região 1 (capital): juíza Mônica Libânio Rocha Bretas, da 34ª Vara Cível; os oficiais de apoio judicial Márcio Coelho Guimarães, escrivão da 12ª Vara Cível, e Marcílio Botelho, da 4ª Vara Cível; a técnica judiciária Patrícia Moreno dos Santos, oficial de Justiça e a servidora Margarete Silva Rodrigues, coordenadora do Núcleo Gerência de Orientação dos Serviços Judiciais Informatizados – Fórum (Gescom).


Região 2: juiz Ivan Pacheco de Castro, da comarca de Ouro Branco; a técnica de apoio judicial, Chennya Mara de Castilho e Fonseca, escrivã da comarca de Itaguara; a oficial de apoio judicial Juliana Margarida Ferreira, da comarca de Barão de Cocais; a oficial judiciária Renata Figueiredo de Freitas, oficiala de Justiça da comarca de Paraopeba; e o servidor Audrey Rijane Batista Ribeiro, da contadoria/tesouraria da comarca de Betim.


Região 3: juiz Hélio Martins Costa, da 3ª Vara Cível da comarca de São João Del Rei; as oficiais de apoio judicial Sônia Baccarini Viegas, escrivã da 1ª Vara Cível da comarca de São João Del Rei, e Isabelle Dias Paes Marliére, da comarca de Ponte Nova; o oficial judiciário Luiz Edelmo Moreira de Souza, oficial de Justiça da comarca de Raul Soares; e o servidor José de Arimatéa Barros, da comarca de Timóteo.


Região 4: juiz Romário Silva Junqueira, da 1ª Vara da comarca de Santa Rita do Sapucaí; os oficiais de apoio judicial Mário Antônio de Almeida, escrivão da 2ª Vara da comarca de Guaxupé, e Adriana dos Santos Dambrósio, da comarca de Poços de Caldas; o oficial judiciário Francisco Costa Lima, oficial de Justiça da comarca de Varginha; e a servidora Mailda Pereira Mângia, contadora/tesoureira da comarca de Baependi.


Região 5: juiz Pedro Cândido Fiúza Neto, da 1ª Vara da comarca de Pitangui; a técnica de apoio judicial Idelma Borges Costa, escrivã substituta da 1ª Vara Cível da comarca de Araxá; o oficial de apoio judicial Rubens Campos Nolasco, da comarca de Pompéu; o técnico judiciário Edvan Resende de Araújo, oficial de Justiça da comarca de Uberaba; e a servidora Maria Patrícia de Sousa Freitas Moreira, contadora/tesoureira da comarca de Tupaciguara.


Região 6: juíza Sílvia Rodrigues de Oliveira Brito, da Vara da Infância e da Juventude da comarca de Montes Claros; o técnico de apoio judicial Anselmo Ferreira de Souza, escrivão da comarca de Jequitinhonha; a oficial de apoio judicial Leila Liliane Santos Ribeiro, da comarca de Januária; o técnico judiciário Ariosto Wildes de Carvalho, oficial de Justiça da comarca de Janaúba; e a servidora Vera Lúcia da Silva Pereira Carvalho, assistente social da comarca de Itambacuri.


Já dos Serviços Notarias e de Registro, foram homenageadas a notária Darlene Silva Triginelli, tabeliã do 3º Ofício de Notas da capital, e a registradora Inah Álvares da Silva Campos, oficial do Registro de Imóveis de Paracatu.


Os homenageados post-mortem são o ex-juiz-corregedor Eber Carvalho de Melo; o ex-oficial do Registro de Grão Mogol, Amadeu Ferreira Paulino; e o ex- servidor e médico do TJMG, Olinto de Paiva Neto.


 


Fonte: TJMG


Leia mais:


Presidente do Recivil, Paulo Risso, recebeu homenagem por sua atuação em MG