Cidade histórica de Ouro Preto recebe Curso de Qualificação

Nos dias 28 e 29 de novembro o Recivil realizou a 21ª edição do Curso de Qualificação em Registro Civil. Cerca de 30 Oficiais e substitutos da região de Ouro Preto compareceram ao evento que teve a duração de dois dias.


 



Cerca de 30 oficiais e substitutos da região de Ouro Preto participaram do Curso de Qualificação


 


O curso de qualificação aborda os temas referentes à legislação que rege os atos de registro civil das pessoas naturais. No evento, realizado em Ouro Preto, os Oficiais debateram com o instrutor Helder da Silveira as novidades e as atualizações das leis.


 


O ponto alto do curso ficou a cargo da advogada do Recivil, Flávia Mendes, que falou aos Oficiais sobre o provimento 3 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que esclarece e orienta sobre todos os detalhes que devem conter os novos modelos das certidões que a partir de janeiro de 2010 deverão ser utilizadas por todos os cartórios. Os participantes do curso tiraram muitas dúvidas e conheceram os novos modelos, assim como o funcionamento do número de matrícula.


 


No curso de qualificação de Ouro Preto a advogada aproveitou para ensinar passo a passo como fazer o cadastro das serventias junto ao CNJ, uma vez que esse cadastro gera o Código Nacional da Serventia, cujos seis primeiros números integram a matrícula das novas certidões. Cada serventia terá o seu código próprio.


 


Também foi demonstrada a forma de atualizar os dados do cartório junto ao CNJ, como por exemplo, o número de atos praticados em cada semestre, sendo esta atualização obrigatória até o primeiro semestre de 2009. Além disso, a advogada esclareceu como acessar o link para o download do programa do CNJ da formação automática dos dígitos verificadores, que são os últimos dois números da matrícula.


 


Após a apresentação, o analista de desenvolvimento do Departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Deivid Almeida, mostrou aos Oficiais a nova versão do Cartosoft já atualizada para atender às modificações exigidas pelo provimento do Conselho Nacional de Justiça. Os Oficiais interessados receberam gratuitamente CDs de instalação do programa.


 


A Oficiala do distrito de Engenheiro Corrêa, município de Ouro Preto, elogiou o curso e a didática do professor. “Achei ótimo. Valeu a pena demais, tinha muita coisa que eu não sabia, apesar de tentar me manter atualizada”, afirmou Neusa de Souza.


 



A oficiala de Engenheiro Corrêa, Neusa de Souza recebe certificado de participação


 


 


Já a Oficiala de Cachoeira do Campo, Maria Nazareth de Lemos, também distrito de Ouro Preto, chamou a atenção da turma. Apesar da idade avançada, a Oficiala mostrou determinação e vontade de se aprimorar cada vez mais.


 


“As letras dos slides são pequenas e não consigo enxergá-las bem, mesmo assim, ouvindo as explicações do professor me alertei para muita coisa. Gostei muito”, afirmou Nazareth, como gosta de ser chamada.


 


Ao final do curso os participantes receberam certificados e posaram para fotos ao lado do professor.


 



Alunos posam com certificados ao lado do instrutor Helder da Silveira