Jequitinhonha (MG) – Após grande sucesso em 2008 e 2009, os Cursos de Qualificação oferecidos pelo Recivil tiveram início neste ano. A primeira cidade a receber a série de cursos que será realizada ao longo de 2010 foi Jequitinhonha, na região Norte do Estado, nos dias 20 e 21 de fevereiro.
Curso em Jequitinhonha foi o primeiro a ser realizado em 2010
O curso aconteceu no município após a solicitação do Oficial do Cartório de Registro Civil de Jequitinhonha e diretor regional, Josemar Ferreira de Souza, interessado em proporcionar maior qualificação aos Oficiais da região.
“Fiz o pedido ao Recivil para realizar o curso aqui em Jequitinhonha depois que participei do curso na cidade de Salinas. Achei as aulas bastante proveitosas, com informações importantes e queria oferecer essa oportunidade de aprendizado para os cartórios da minha região”, explicou Josemar.
O instrutor Helder Rodrigues da Silveira comentou sobre a expectativa para o ano de 2010. “A minha expectativa é que os cursos tendem sempre a se aperfeiçoarem ainda mais, unindo a classe e qualificando sempre os oficiais e seus prepostos para prestar realmente um serviço de qualidade e com segurança jurídica. Além do que, teremos esse ano o início do Curso módulo Notas, que sem dúvida irá enriquecer ainda mais esse trabalho do Sindicato junto à classe”, disse Helder.
Para o instrutor do Módulo de Registro Civil dos Cursos de Qualificação a expectativa para os cursos deste ano é muito grande
Apesar do forte calor, característica marcante da região, o desânimo não tomou conta das pessoas que assistiram as aulas e participaram de muitas discussões relacionadas ao registro civil. “Notei que houve grande interesse por parte dos oficiais na parte de averbação com várias dúvidas elucidadas e também como sempre o registro de óbito que é sempre um assunto que gera muitas dúvidas e trocas de informações preciosas”, explicou o instrutor do curso.
Para a Oficiala de Almenara, Sueli Pereira Santos, o curso foi uma ótima oportunidade para tirar suas dúvidas. “Foi uma ótima experiência para nós do interior. Tirou muitas dúvidas que eu tinha, principalmente sobre a transcrição de registro ocorrido no exterior”, contou Sueli.
Como de costume, a equipe do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil também esteve presente ao curso, por meio do supervisor geral, Jader Pedrosa, e do analista de Desenvolvimento, Deivid Almeida. Os Oficiais, substitutos e funcionários dos cartórios de registro civil aprenderam sobre as vantagens e funcionalidades do Cartosoft.
O sistema voltado para as práticas diárias das serventias já possui mais de 700 cartórios em Minas Gerais que o utilizam. Um dos pontos abordados pelo analista de Desenvolvimento durante as aulas foi sobre os novos relatórios que os cartórios agora têm que enviar ao Detran-MG e à Defensoria Pública de Minas Gerais.
“Os cartórios têm até o dia 28 de fevereiro para enviar os relatórios relativos ao mês de janeiro. Quem tem o Cartosoft vai gerar estes relatórios automaticamente. Basta entrar no site do Recivil, e através do link Cartosoft entrará em Central de Dados. Para o primeiro acesso é necessário adquirir uma senha, que o próprio sistema irá informar. Em seguida, estará disponível a opção de clicar em Defensoria Pública e Detran-MG”, explicou o analista de Desenvolvimento.
O analista de desenvolvimento do TI tirou dúvidas dos Oficiais sobre os novos relatórios que devem ser enviados ao Detran e Defensoria Pública de Minas Gerais
Deivid disse ainda que para aqueles cartórios que possuem Cartosoft, mas não possuem internet, é possível gerar o relatório, imprimir e enviar aos órgãos competentes. Já as serventias que têm o sistema e estão conectadas à internet enviarão os dados automaticamente. “Os cartórios que optarem por enviar os relatórios por papel terão que remetê-los à Defensoria Pública e ao Cinetran mais próximos de sua cidade”, explicou o supervisor geral, Jader Pedrosa.
O departamento Jurídico do Sindicato foi representado pela advogada Mirian Amora, que prestou auxílio jurídico durante as exposições do instrutor Helder. “O curso foi bastante produtivo, pois tiramos diversas dúvidas tanto da prática registral quanto em relação às serventias declaradas vagas e sobre os novos modelos de certidões”, explicou a advogada.
A supervisora administrativa do Recivil, Claudia Valéria Oliveira, também participou do curso realizado em Jequitinhonha, onde pôde aperfeiçoar seus conhecimentos e tirar suas dúvidas. “De maneira geral achei o curso muito bom, os Oficiais se sentem mais seguros para trabalhar quando as diretrizes partem do Recivil. Não tenho como não olhar com olhos de Projetos Sociais e vi mais uma vez a realidade dos pequenos cartórios, daqueles onde a população atendida é muito carente, onde o Oficial é ainda mais sacrificado. Eles veem de perto as necessidades e a realidade dos moradores da região, e ficam entre o coração e a Lei, o querer e o poder”, disse Claudia, que acompanha diretamente a realidade das populações mais carentes durante as ações sociais realizadas pelo Recivil. “Ser Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais é antes de mais nada vocação”, completou.
“Sempre que tiverem outros cursos vou dar um jeito de ir, porque ajudou muito as pessoas, abriu a nossa mente. Nós do interior muitas vezes ficamos sem saber de algumas coisas, e o Sindicato serve para nos orientar, ajudar. Temos um Sindicato tão bom, que nos ajuda e muitas pessoas às vezes não sabem disso”, disse a Oficiala de Almenara.
A Oficiala Sueli Pereira Santos aprovou a iniciativa do Recivil em promover os Cursos de Qualificação
Para Josemar Ferreira de Souza todos os participantes aproveitaram muito a oportunidade. “Acredito que todos que estiveram aqui aprenderam bastante com as explicações e tiraram suas dúvidas, e vão utilizar no dia a dia todo o aprendizado”, contou.
Veja a agenda dos Cursos de Qualificação – Módulo Registro Civil para o primeiro semestre deste ano
20 e 21 de março – Passos
17 e 18 de abril – Sabinópolis
15 e 16 de maio – Paracatu
5 e 6 de Junho – Barbacena
3 e 4 de Julho – Espinosa
24 e 25 de Julho – Viçosa
Participantes mostram o certificado de conclusão após o término do curso em Jequitinhonha