Clipping – Contribuinte virtual – Correio Braziliense

Com código de acesso fornecido pela Receita, o cidadão pode acompanhar andamento da declaração

Cresce em 17% a procura do brasileiro por aten­dimento pela internet

O contribuinte anda mais preocupado e atento à sua situação fiscal. O número de procurações eletrônicas aprovadas pela Receita Federal até março superao de 2009 em mais de 17%. Assim como as procurações feitas em cartório, o documento eletrônico permite ao contribuinte delegar a terceiros, como os es­critórios de contabilidade, tarefas como a obtenção de cópia da declaração do Imposto de Renda, ve­rificação da situação fiscal, parcelamento de débitos e retificação da declaração. Isso pode ser feito pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte ( e-CAC) da Receita Federal.

O último balanço mostra que, até a semana passada, foram aprovadas 156 mil novas procurações. O nú­mero supera em mais de 25 mil o volume do ano pas­sado, quando foram emitidas cerca de 130 mil. O objetivo da procuração eletrônica é tornar mais efi­ciente o atendimento ao cidadão, com a redução das filas nos postos de atendimento da Receita à medida que mais contribuintes forem aderindo à ferramenta. Além disso, reduzem-se os custos para o con­tribuinte, que pode optar pelo serviço de um es­critório de contabilidade, por exemplo, que use a tecnologia, sem necessitar adquiri-la.

O centro virtual de atendimento permite que, de pos­se de um código gerado pela própria página da Re­ceita na internet, o cidadão acompanhe o andamento da declaração do Imposto de Renda, possíveis pen­dências, imposto a pagar e programas de computador para envio de dados à Receita, entre outras in­formações ou facilidades. O contribuinte pode também fazer a retificação online da declaração, se ela tiver sido enviada com dados divergentes, evi­tando assim a retenção na malha fina.

Retificação

Neste ano, um novo portal foi criado apenas para re­ceber declarações do Imposto de Renda, com acesso mais fácil para o contribuinte, que dispõe de uma orientação para agilizar o processo. Com isso, o con­tribuinte torna-se mais ativo em relação, por exem­plo, a pendências fiscais. Só no ano passado, 63% saíram da malha fina por retificação, após cons­tatarem algum tipo de erro na declaração do Imposto de Renda. Mesmo assim, a Receita ainda considera significativo o número de contribuintes que co­metem erros ao preencher a declaração.

No ano passado, o medo de cair na malha fina ou de não receber a restituição até o fim do ano, como che­gou a ser divulgado no último trimestre de 2009, le­vou muitos contribuintes a retificarem a declaração em outubro, por meio da autorregularização no cen­tro de atendimento virtual. O crescimento foi de 408, 4% em comparação ao mesmo período do ano pas­sado, passando de 55, 532 mil para 261, 493 mil.

2, 5 MILHÕES DE DECLARAÇÕES

A Receita Federal recebeu, até as 11 horas de ontem, um total de 2. 459. 639 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física ( IRPF) 2010. O prazo para a entrega do documento começou em 1º demarço eter­mina em 30 de abril. A declaração também pode ser apresentada em disquete nas agências do Banco do Brasilou da Caixa Econômica Federal. Ou aindaem formulário de papel, nos Correios e nas lojas fran­queadas, ao custo de R$ 5. Neste ano, a Receita es­tima receber cerca de 24 milhões de declarações.

 

 

Fonte: Correio Braziliense