O diretor do Instituto de Identificação de Alagoas, Kelmann Vieira, diz que o tempo é muito curto para emitir segunda via da Carteira de Identidade para vítimas das enchentes até o dia das eleições. Candidatos da Zona da Mata temem redução de eleitores no dia 03 de outubro.
Para o diretor do órgão, não existem funcionários suficientes para atender todas as vítimas das enchentes até o dia das eleições. “São mais de 60 mil pessoas, não sabemos se todas estão sem identificação. Não temos funcionários suficientes para emitir essa documentação em pequeno espaço de tempo até as eleições”, explicou.
Vieira disse também que depende da Associação de Notários e Registradores (ANOREG/AL) para agilizar o processo. “Para tirar uma identidade é preciso o registro de nascimento ou de casamento isso vale para as pessoas mais velhas. Quem é jovem os dados estão informatizados desde 2003”, disse Kelman.
O presidente da ANOREG, Iran Malta, garantiu que na próxima semana todos os cartórios que foram atingidos pela enchente voltam a funcionar. “A maioria dos documentos foram salvos, apenas alguns ficaram prejudicados, mas já estamos recuperando. Todos os cartórios das cidades atingidas voltam a funcionar semana que vem”.
Cadeira, computadores, birôs já estão sendo enviados para os cartórios que tiveram os móveis arrastados pela água. Kelman ainda se preocupa, com as vítimas que estão desabrigadas e desalojadas. “Existe um custo de quase R$ 20 reais, para confeccionar a segunda via de identidade. Não sei a estratégia do governo com relação a isso”.
O Tribunal Regional Eleitoral informou que o leitor pode votar apresentado qualquer documentação com fotografia. O Presidente do TRE, Estácio Gama, está visitando as zonas eleitorais e fazendo um levantamento para não prejudicar ninguém no dia da votação.
Fonte: Correio do Povo