Caratinga recebe Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas

Caratinga (MG) – Nos dias 31 de Julho e 1° de agosto, o Recivil realizou na cidade de Caratinga, leste de Minas Gerais, mais uma edição do Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas.
 
A instrutora do curso, Edna Fagundes Marques, iniciou as aulas falando aos participantes sobre os direitos e deveres dos notários e registradores, como a responsabilidade civil envolvida no serviço prestado por eles.

Instrutora Edna Fagundes Marques inicia curso para 30 pessoas em Caratinga

 
Logo em seguida Edna tratou do tema reconhecimento de firma, um dos pontos que mais geram polêmica nos Tabelionatos de Notas. A instrutora chamou atenção para a diferença nas formas de reconhecimento, por autenticidade ou por semelhança. Todos os dois têm como objetivo dar segurança jurídica do ato.
 
“Todo ato de reconhecimento de firma pressupõe o uso do cartão de assinatura”, falou a instrutora. Alguns notários acreditam que, se fizerem o reconhecimento por autenticidade não precisarão do cartão, mas de acordo com a instrutora nas duas opções se faz necessário o uso do cartão.
 
Em seguida, Edna tratou de outros temas como autenticação, procuração e substabelecimento. Com a participação dos alunos, a instrutora leu a doutrina e as leis vigentes sobre os assuntos.
 
"Posso lhe dizer que a turma se mostrou bastante interessada. O Curso de Tabelionato de Notas é um curso ativo, movimentado, devido à complexidade na elaboração e execução dos atos. Por isso, quanto mais preparado o profissional, melhor será sua capacidade de trabalho. Fiquei feliz ao perceber o comprometimento da turma com a profissão, o respeito uns pelos outros, as amizades conquistadas e ainda, a paixão pela profissão", disse.
 
No segundo dia do curso, os participantes assistiram a uma explanação do analista de desenvolvimento do Recivil, Deivid Almeida, que apresentou aos alunos o módulo notas que já está em funcionamento no software Cartosoft.

Deivid de Almeida apresenta aos alunos o módulo notas, já em funcionamento no Cartosoft
 
Quem também acompanhou o curso foi a advogada do Recivil, Dra. Flávia Mendes Lima, que elogiou a participação da turma. “Os alunos foram bem participativos e apresentaram algumas dúvidas, o que é normal dada a complexidade do assunto, que foram esclarecidas pela professora Edna ao longo do sábado e do domingo”, completou  Flávia Mendes.
 
 
Turma de alunos posa para foto ao final do curso