O certificado digital, instrumento para validar operações eletrônicas, está se provando essencial no fechamento de negócios.
Na esfera corporativa, o número de empresas que certificam transações digitais saltou de 300 mil, em 2007, para mais de 1,5 milhão em 2010, segundo Julio Cosentino, vicepresidente da CertiSign. O mercado total para os certificados digitais, somando a procura de profissionais liberais e pessoas físicas pelo dispositivo, está estimado entre US$ 300 milhões e US$ 350 milhões neste ano.
Segundo Cosentino, o uso do certificado eletrônico vem crescendo com a variedade de aplicações como na nota fiscal eletrônica, a virtualização dos processos jurídicos e de prontuários médicos e da assinatura de contratos digitais. "Hoje, toda a área fiscal do país é eletrônica. O certificado acaba com livro caixa, balcão, filas, papéis, deslocamento, ida a cartórios e muitos outros transtornos.
"É uma ferramenta para se fazer negócio".
Igor Ramos da Rocha, presidente de negócios de identidade digital da Serasa Experian, lembra que a resistência ao uso do certificado digital tem sido cada vez menor. "A percepção dos benefícios tem ajudado a fomentar o mercado. É possível eliminar o uso de papel nos contratos", comenta.
Bons exemplos como a nota fiscal eletrônica, que proporciona aumento da segurança da transação e reduz a evasão fiscal, são os motores do segmento.
"À medida que a Receita Federal oferece novos serviços pela internet, que requerem forte nível de segurança na identificação do contribuinte, mais certificados são emitidos", dizGilberto Netto, chefe do departamento de certificação digital do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), vinculado ao Ministério da Fazenda. O mesmo acontece, acrescenta, com a Justiça federal: os advogados só podem fazer suas petições nos tribunais com um certificado digital. "A tendência é não termos mais processos judiciais em papel. Com isso, as pessoas vão poder acessá-los de forma eletrônica.O envio de processos de um tribunal a outro, que levava dias com o transporte de uma montanha de papéis, agora é uma questão de minutos", explica Netto.
Além dos funcionários da administração pública, incluindo Ministério do Planejamento, Receita e Tesouro, o Serpro também emite certificados digitais para os contribuintes, em geral por meio de parceria com os Correios.
Fonte: Jornal Valor Econômico