O Tribunal de Justiça retomou, nesta quarta-feira, 6, o atendimento ao público nos cartórios do Estado após uma pane na internet que prejudicou o funcionamento das unidades na tarde desta terça-feira, 5. Cerca de três mil pessoas deixaram de ser atendidas.
Segundo o TJ, não será necessário realizar mutirões ou estender o horário de atendimento, já que apenas duas audiências, que estavam marcadas para a tarde de terça-feira, nos juizados situados nas faculdades Unijorge e Universo, precisaram ser remarcadas para a próxima quinta-feira, 7, nos mesmos locais. O horário de atendimento ao público nos cartórios é de 8h às 18h, sendo que das 9h às 15h apenas o serviço de reconhecimento de firma é realizado nas unidades.
Internet – De acordo com o assessor do TJ, David Lobo, a empresa Oi/Telemar, responsável pela manutenção da conexão com a internet em todos os cartórios, só solucionou o problema na madrugada desta quarta. "A Oi havia garantido que o serviço estaria normalizado nessa terça e não foi o que aconteceu, prejudicando o nosso serviço. Por conta disso, vamos entrar com uma ação contra a empresa", afirma.
Em nota, a Oi informou "que uma sobrecarga de processamento afetou o serviço de comunicação de dados prestado ao TJ-BA, ocasionando congestionamento e lentidão no acesso à rede". A empresa afirmou que um novo equipamento, que armazenará os dados dos cartórios, foi adquirido para evitar que o mesmo problema volte a ocorrer.
Os cartórios de Brotas, da Fundação Politécnica (Avenida Sete), do Shopping Sumaré e 1º e 6º cartórios de notas, no bairro do Comércio, em Salvador e as comarcas de Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Juazeiro, no interior, não foram afetados pelo problema.
Fonte: Jornal A Tarde – Plantão/BA