Montes Claros (MG) – Nos dias 19 e 20 de março foi a vez da cidade de Montes Claros receber o Curso de Cartosoft e Informática promovido pelo Recivil. Cerca de 40 pessoas participaram do evento e tiveram a oportunidade de conhecer todas as funcionalidades do sistema e esclarecer suas dúvidas.
A abertura do curso foi realizada pelo presidente do Recivil, Paulo Risso, que fez questão de comparecer pessoalmente e conversar com os colegas da região norte de Minas Gerais. Paulo falou sobre os atuais assuntos que vêm sendo discutidos pelo Recivil, como o SIRC e o registro nas maternidades e abordou também a mais nova conquista para os registradores e notários do Estado: a Lei 19.414.
Diretores do Recivil estiveram presentes no curso oferecido em Montes Claros
“A lei trouxe uma série de benefícios a toda a classe, que veio após o intenso trabalho conjunto do Recivil e da Serjus na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para garantir a integridade do trabalho prestado pela classe. Há muito tempo esperávamos por mais esta conquista”, afirmou.
O vice-presidente do Sindicato, Célio Vieira Quintão, o tesoureiro, Aroldo Fernandes, o membro do Conselho Fiscal, César Roberto Fabiano Gonçalves, e o diretor Administrativo Financeiro, José Ailson Barbosa, também estiveram presentes.
Durante os dois dias do evento, os alunos acompanharam as orientações do instrutor Deivid Almeida e do supervisor Jader Pedrosa sobre as funções do Cartosoft. O advogado do Recivil, Felipe Mendonça, prestou orientações jurídicas durante o curso e também falou sobre as principais mudanças da Lei 15.424/04, especialmente em relação ao art. 20 que determina que os atos notariais e de registro que estão isentos de emolumentos e da Taxa de Fiscalização Judiciária.
Os alunos receberam os modelos de requerimentos elaborados pelo departamento Jurídico que devem ser utilizados para o cumprimento do art. 20. Felipe Mendonça também comentou sobre as alterações que as tabelas de emolumentos sofreram.
Evento reuniu 40 pessoas que acompanharam as aulas sobre o Cartosoft
Quem aproveitou a oportunidade foi o Oficial de Várzea da Palma, Haroldo Veríssimo Neves Waldolato. “O curso foi muito bom. Já utilizo o Cartosoft há muitos anos, faço tudo pelo Cartosoft, até o recibo. Melhorou 100% o meu trabalho”, comentou.
Helena Maria Souza, de Mato Verde, já participou de outro curso oferecido pelo Recivil, o Curso de Qualificação – Módulo Registro Civil, e também aprovou o curso do Cartosoft. “O curso foi o que eu esperava, nos orientou e nos ajudou bastante, pois conhecemos todas as funções do Cartosoft. Nós que moramos no norte do estado muitas vezes ficamos desprovidos de informações e por isso o curso foi muito bom”, disse. A Oficiala afirmou que agora quer também fazer parte da Intranet. “Vai nos ajudar muito nas comunicações e no contato com outros colegas”, completou.