Pirapora recebe nova edição do Curso de Cartosoft e Informática

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, o Recivil realizou mais uma edição do curso de Cartosoft e Informática, em Pirapora (MG). A cidade foi a segunda a receber o curso, ainda como projeto piloto, em 9 de janeiro de 2010. Dois anos depois, 32 pessoas voltaram a se reunir para aprender e tirar dúvidas sobre o sistema desenvolvido pelo Sindicato.

Neste período, o Cartosoft foi aprimorado, muitas leis e regulamentações entraram em vigor e novos Oficiais ingressaram aos cartórios extrajudiciais mineiros. Para o Oficial de Registro Civil de Pirapora, Salvador Tadeu Vieira, esses fatores foram essenciais para o Recivil levar o curso novamente para a cidade.

Sala lotada acompanhou a segunda edição do curso do Cartosoft em Pirapora

“O curso não veio repetir o que foi feito há dois anos, veio mostrar coisas novas. Hoje o Cartosoft é outro, muito mais evoluído, com novas funções e atualizações. Além disso, o público presente não foi o mesmo, é um público completamente diferente do que assistiu o primeiro curso em 2010”, explicou o Oficial.

Salvador ainda falou das vantagens e da importância em se utilizar o Cartosoft. “O sistema é de grande valia para todos nós, principalmente para os Oficiais que estão para ingressar aos cartórios como para os recém-empossados, porque hoje é difícil o cartório trabalhar plenamente sem o Cartosoft. Por exemplo, com o novo papel de segurança é preciso cadastrar todas as folhas utilizadas. Pelo programa da Casa da Moeda, o Certuni, esse cadastro tem que ser feito folha por folha. Já pelo Cartosoft, o cadastro pode ser feito por blocos, facilitando nosso trabalho”, disse Salvador.

Alunos acompanhara atentamente as orientações sobre as funções do sistema

Antes do início da aula, o Oficial de Coração de Jesus e membro da Comissão Gestora, Aroldo Fernandes, fez uma breve apresentação sobre o trabalho feito pelo Recivil e as vantagens de utilização do Cartosoft. “Hoje a estrutura que Sindicato oferece é muito boa, principalmente para quem está iniciando na atividade. O Cartosoft facilita o dia a dia do registrador e, inclusive, já está sendo utilizado em outros estados, como o Espírito Santo”, disse.

Aroldo assistiu todo o curso e falou sobre o que aprendeu. “Eu já havia participado de outros cursos do Cartosoft, mas não tive a oportunidade de acompanhar as aulas inteiramente. Pela primeira vez fiz todo o curso e descobri funções do Cartosoft que jamais imaginei que fossem possíveis fazer, como a geração do novo modelo de relatório de atos gratuitos que deve ser encaminhado ao Recompe”, exemplificou.

As aulas foram ministradas pelo supervisor geral do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Jader Pedrosa, que contou com o auxílio do supervisor Ricardo Mendes, além do advogado Felipe Mendonça.

Durante o curso, os registradores ainda tiveram a oportunidade de se informarem sobre o funcionamento do Recompe-MG e os documentos exigidos para as compensações. O gerente Reginaldo Rodrigues acompanhou as aulas e esclareceu todas as dúvidas.

Débora Cristina Pimenta Diniz, que no mês de dezembro de 2011 assumiu o Cartório de Registro Civil e Notas de Ibiaí, participou pela primeira vez do curso do Cartosoft. “O Cartosoft é excelente, ajuda demais o nosso trabalho. Adorei o curso, que serviu para eu aprimorar mais todos os recursos do Cartosoft”, explicou a Oficiala, que ainda comentou sobre o trabalho do Sindicato. “A equipe do Recivil é sensacional. A assistência que passam para a gente é muito boa, principalmente antes de eu assumir o cartório”.

Curso do Recivil reuniu 32 pessoas que posaram para a foto oficial após o término do evento