Dando continuidade ao evento que teve início esta manhã, na comarca de Bananeiras, os gerentes de diversos setores do Tribunal de Justiça da Paraíba permaneceram reunidos por toda a tarde desta quinta-feira (15), com os chefes de cartórios e servidores, onde debaterem os principais problemas das comarcas da região do Brejo paraibano e as possíveis soluções. Eles discutiram assuntos de cunho administrativo, relacionados aos setores de Material e Patrimônio, Apoio Operacional e Controle Interno do TJPB.
Na ocasião, os gerentes Geraldo Magela ( Material e Patrimônio) e Valquíria Uchôa (Apoio Operacional), expuseram os principais procedimentos para aquisição de móveis e equipamentos, funcionamento do sistema para solicitação e acompanhamento do material ( ASI), além de tirarem dúvidas e fornecerem respostas sobre processos em andamento.
Também a gerente de Controle Interno do TJ, Maria do Carmo Cândido Moura, esclareceu sobre os a utilização do sistema de adiantamento; os critérios para utilização do Fundo para Recuperação de Casas de Juízes (Funrec) e como devem ser os serviços de xérox. “No caso dos adiantamentos, trata-se de um mecanismo mais simples e flexível do que uma licitação, que pode facilitar bastante a solucionar problemas urgentes dos cartórios”, afirmou a gerente.
“Estes encontros agilizam as soluções, porque começamos a conhecer de perto as pessoas e os principais problemas que elas têm para desenvolver seus trabalhos”, disse Geraldo Magela, a respeito do evento. Na oportunidade, ele disse que colheu informações para planejar melhor o trabalho operacional do setor.
Para a chefe do cartório de Araruna, Milena Fonseca, a troca de experiências e de conhecimentos com os diretores e gerentes do Tribunal trazem retornos positivos para a melhoria das atividades. “Vemos que a Diretoria se mostra bastante solícita em buscar soluções para as demandas mais urgentes”, falou. Ela disse que é a primeira vez que participa de um evento para expôr aos juízes, diretores e à Presidência do Tribunal alguns problemas vivenciados cotidianamente.
Em concordância, a chefe de cartório da comarca de Solânea, Karla Godói, destacou a troca de informações. “Está sendo um evento produtivo e esclarecedor e vai nos ajudar a gerenciar melhor o cartório. Aprendi muito sobre o sistema de adiantamentos, o que vai ser útil para pequenas reformas, por exemplo, para não precisarmos recorrer a processos licitatórios, que são mais demorados”, explicou.
Ao final do dia, os presentes se organizaram em grupos de trabalho, a fim de mapearem dificuldades comuns às comarcas, fizerem críticas e apontarem soluções. Os documentos foram entregues aos diretores, que analisarão as propostas e estudarão as melhores formas de implementação.
O evento continua na manhã desta sexta-feira (16), com uma reunião entre o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, juízes e chefes de cartório. A reunião com a equipe técnico-administrativa do Tribunal também terá continuidade, com a exposição do Diretor de Tecnologia da Informação, José Augusto Neto, sobre o malote digital. Estiveram presentes representantes dos fóruns de Bananeiras, Caiçara, Serraria, Solânea, Arara, Belém, Cacimba de Dentro, Araruna e Pirpirituba.
Fonte: TJPB