Registradores do interior da Bahia recebem Curso de Qualificação

Barreiras (BA) – Registradores do oeste baiano receberam, nos dias 14 e 15 de junho, a segunda edição do Curso de Qualificação em Direito Notarial e de Registro da Bahia, realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg Brasil). O evento contou com a parceria da Corregedoria-Geral de Justiça do Interior da Bahia, da Anoreg-BA e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Nos dois dias de evento foram apresentadas palestras sobre Registro Civil, Registro de Imóveis, Tabelionato de Notas e Legislação.  A abertura foi realizada pelo corregedor das comarcas do interior, desembargador Antônio Pessoa Cardoso.   

Corregedor das comarcas do interior da Bahia, Antônio Pessoa Cardoso, abriu o II Curso de Qualificação em Direito Notarial e Registral

“Este evento veio trazer um benefício muito grande para os serviços extrajudiciais da Bahia. São professores capacitados e especializados que vieram de outros estados para aprimorar os serviços que prestamos aqui. Este pessoal veio para facilitar o trabalho do Judiciário, o trabalho dos servidores e a vida do povo”, declarou o corregedor.  Ele informou ainda que este é o primeiro de uma sequência de cinco cursos que serão realizados no interior da Bahia.

O presidente da Anoreg-Brasil, Rogério Portugal Bacellar, falou aos presentes sore a importância do aprimoramento para a prestação de um serviço de qualidade pelo extrajudicial. Bacellar explicou que os notários e registradores são profissionais autônomos e inteiramente responsáveis por suas serventias e que a qualificação é essencial para a prestação do serviço com legalidade e responsabilidade.

Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg-Brasil, colocou a associação à disposição dos registradores nessa fase de transição

“Estamos aqui para prestar as orientações que se fizerem necessárias. Este é o papel da associação nacional e é para isso que viemos de Brasília até aqui”, declarou Bacellar.

Em seguida o presidente da Arpen-Brasil, Paulo Risso, falou sobre a importância do Registro Civil das Pessoas Naturais. “A especialidade do Registro Civil das Pessoas Naturais é uma das mais importantes. Peço uma especial atenção para os delegados desta especialidade. É no registro civil que o cidadão nasce para o mundo, é ali que tudo tem início. Precisamos de uma vez por todas erradicar o sub-registro na Bahia e contamos com a colaboração de vocês”, afirmou Risso.

Paulo Risso, presidente da Arpen-Brasil, ao lado do corregedor, pediu atenção aos registradores para esta nova fase

Ele falou ainda sobre a necessidade de uma atenção especial por parte dos notários e registradores às novas tecnologias e formas de informação, como o uso do selo digital, emissão de certidão on line, intranet e interligação entre serventias e uso de softwares  de gestão cartorária, que são as tendências atuais da área. “Em Minas Gerais fornecemos gratuitamente para as serventias de registro civil o software Cartosoft, que é responsável por todos os atos de registro civil e ainda envia os relatórios obrigatórios para o IBGE, INSS e outros. Coloco esta tecnologia a disposição de vocês”, completou o presidente.

À pedido do presidente da Anoreg-Brasil, Rogério Portugal Bacellar, um membro da Igreja Mórmon, Mário Silva, compareceu ao evento e doou 50 computadores aos cartórios recém privatizados da Bahia. A doação foi realizada com a entrega simbólica de um notebook a uma registradora do interior.

À esquerda, membro da Igreja Mórmon do Brasil, Mário Silva, que fez a entrega simbólica de 50 computadores aos registradores baianos. À direita, Rogério Bacellar

“As máquinas estão sendo formatadas para o uso de vocês. Nossa intenção é contribuir com a prestação do serviço. Oferecemos ainda o serviço de digitalização do acervo para que os registros sejam preservados e protegidos. Já realizamos este trabalho no Piauí, Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso”, declarou ele.

A comitiva de registradores e notários foi composta pelo presidente da Anoreg-Brasil e registador de Imóveis do Paraná, Rogério Portugal Bacellar, pelo presidente da Arpen-Brasil e registrador civil de Minas Gerais, Paulo Risso, pelo diretor da Arpen-Brasil e também registrador civil de Minas Gerais, Nilo de Carvalho Nogueira Coelho, pelo registrador de imóveis de Santos (SP), Ary José de Lima, e pelo registrador de imóveis de Brasília, João Pedro Câmara.

 

Leia mais:

Registradores e notários do interior da Bahia participam de palestras sobre registro civil, registro de imóveis e tabelionato de notas