ITI assina pacto de Economia Digital pela sustentabilidade

Na próxima sexta-feira, 22 de junho, durante a realização da Rio+20, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) assinará o pacto mundial de economia digital pela sustentabilidade. Além do ITI, assinarão o acordo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, a Federação Interamericana do Advogados (FIA), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e os outros 20 integrantes do Comitê de Sustentabilidade da Camara-e.net.

Ao ITI caberá definir as métricas que serão usadas para dimensionar o efeito de práticas como a digitalização de documentos no uso sustentável dos recursos naturais e na eficiência energética. No texto do pacto de Economia Digital pela sustentabilidade estão, entre os objetivos, a redução do custo social do acesso à informação e da burocracia; a eficiência dos serviços prestados à sociedade em geral e a desmaterialização processos a partir de melhores práticas da tecnologia da informação.

“Estamos contentes com a formulação deste acordo e, ao mesmo tempo, ciosos de nossa responsabilidade social como órgão público e como autarquia federal que trata de assuntos relacionados às tecnologias da informação e comunicação. O ITI possui corpo técnico extremamente capaz de definir que métricas serão adotadas para avaliar os impactos da digitalização de documentos e da sustentabilidade a partir da desmaterialização de processos. Até o fim de 2012, essas métricas deverão estar publicadas e divulgadas em nossas canais de acesso”, declarou o presidente do ITI, Renato Martini.

Fonte: ITI