Recivil realiza projeto social em São Sebastião do Nova Soberbo

Santa Cruz do Escalvado (MG) – Uma história reconstruída. Esta é a realidade dos moradores da comunidade São Sebastião do Nova Soberbo, localizada no município de Santa Cruz do Escalvado (MG).

Há pouco mais de dez anos a construção de uma hidrelétrica mudou a história dos habitantes do distrito de São Sebastião do Soberbo. Dezenas de pessoas tiveram suas casas realocadas para possibilitar a construção da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, pelo Consórcio Candonga, formado pelas empresas EPP – Energia Elétrica, Promoção e Participação e Companhia Vale do Rio Doce.

Réplica da escola municipal construída para a nova comunidade

Para abrigar a comunidade, um novo distrito foi construído noutro local. Foram feitas réplicas dos principais pontos sociais da comunidade, como a igreja, a escola, o Centro de Saúde e o Centro Comunitário. O novo distrito foi batizado como São Sebastião do Nova Soberbo.
 
Exatamente por causa do distrito de São Sebastião do Nova Soberbo, o município de Santa Cruz do Escalvado passou a ser alvo de atenção prioritária da Sedese, Secretaria Estadual de Defesa Social. No ano de 2012, a Resolução 404, do Conselho Estadual de Assistência Social, definiu ser a Sedese a responsável pela condução do processo de mediação dos pontos conflitantes entre as famílias atingidas pelo empreendimento UHE Risoleta Neves e o Consórcio Candonga.

A subsecretária da Sedese, Maria Albanita Roberta, se reuniu com integrantes do Consórcio Candonga, Recivil, Sedese, Sete e Polícia Civil para definir as ações do mutirão

Uma das ações propostas pela Sedese foi a realização do “Mutirão da Cidadania”, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego – Sete, e com o apoio do Recivil.  O “Mutirão da Cidadania”, em Santa Cruz do Escalvado, ocorreu no dia 15 de setembro de 2012, especificamente para atender a Comunidade do Nova Soberbo.

O objetivo do evento foi ofertar gratuitamente a emissão de CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social; habilitação ao seguro desemprego; carteira de identidade (para pessoas acima de 16 anos); certidão de nascimento (2ª via); certidão de casamento (2ª via) e certidão de óbito (2ª via).

Além da Sedese, da Sete e do Recivil, o evento contou com a participação de representantes do Consórcio Candonga e da Polícia Civil, que foi responsável pela emissão das carteiras de identidade.

Equipe do Recivil atendeu a comunidade de São Sebastião do Nova Soberbo

No evento, a equipe do Recivil realizou 91 atendimentos e forneceu 17 segundas vias de certidão de casamento, 59 segundas vias de certidão de nascimento, uma retificação, três segundas vias de certidão de óbito, e 11 conversões de união estável em casamento.