Oficina de documentoscopia é sucesso no VI Congresso dos Registradores Mineiros

Belo Horizonte (MG) – Pela quarta vez, a oficina de Documentoscopia foi oferecida pelo Recivil, desta vez, durante o VI Congresso Estadual dos Registradores Civis de Minas Gerais. A oficina, que foi um grande sucesso de público, já é realizada desde a terceira edição do Congresso. 

Cerca de 100 registradores, divididos em duas turmas, participaram da oficina ministrada pela perita criminal, especializada em documentoscopia, Wanira Oliveira de Albuquerque. A oficina levou aos Oficiais de Registro Civil mais uma oportunidade de discutir e aprender sobre a segurança no uso da documentação civil nos serviços prestados pelas serventias.

Cerca de 100 registradores participaram das duas edições da oficina de documentoscopia oferecida durante o VI Congresso

A perita ensinou aos oficiais, em aproximadamente duas horas de aula, técnicas para percepção de documentação falsa. Usando documentos como carteira de identidade e de habilitação, a perita mostrou aos alunos os itens de segurança dos documentos e deu dicas para a percepção da veracidade deles. Com equipamentos de análise, como luz ultravioleta e lupa, a perita fez com que a oficina fosse ao mesmo tempo teórica e prática.

As vagas oferecidas foram poucas diante da grande procura pelas aulas. “Atualmente, com o aumento da criminalidade, deve-se atuar com maior rigor na prevenção aos crimes. Prevenir significa antecipar-se a qualquer condição desfavorável, promovendo uma identificação segura dos documentos”, comentou a perita.

O objetivo do curso foi levar aos participantes técnicas de identificação eficientes de documentos, além de mostrar aos alunos técnicas de reconhecimento de papéis usados nos mais variados documentos, como carteira de identidade e de habilitação.

A perita Wanira de Oliveira Albuquerque deu dicas aos registradores de como identificar documentos de identificação falsos

Além da análise dos documentos, Wanira explicou aos presentes como identificar um fraudador. De acordo com a professora, normalmente os fraudadores são falantes e comunicativos, se apresentam com boa aparência, sempre bem vestidos. Conseguem demonstrar tranquilidade ou irritação quando se consideram humilhados pela demora no atendimento. Mas quando suspeitam que podem ser desmascarados, retiram-se do local rapidamente.