Vitória (ES) – Pouco mais de um ano após ser firmada a parceria entre o Recivil e o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES) para a cessão de uso do Cartosoft ao registradores civis do estado, o Recivil voltou à capital capixaba para promover um curso de aperfeiçoamento.
O curso aconteceu no dia 9 de novembro e reuniu 30 oficiais na sede do Sinoreg-ES que acompanharam as novidades do sistema. O presidente do Sindicato do Espírito Santo, Jefferson Miranda, e o diretor do departamento de registro civil, Fernando Brandão Coelho Vieira, também participaram da aula.
“Foi realizado este segundo curso, porque sempre há dúvidas dos oficiais que precisam ser sanadas e que vão surgindo ao longo do tempo”, esclareceu Fernando Brandão.
Registradores civis do Espírito Santo participaram do curso de aperfeiçoamento do Cartosoft realizado pelo Recivil
Segundo Deivid Almeida, analista de desenvolvimento do Recivil e instrutor do curso, a turma foi bastante participativa e hoje tem muito mais facilidade em manusear o Cartosoft. Ele falou dos principais assuntos debatidos durante o curso. “O foco do curso foi esclarecer as dúvidas sobre o selo digital, consumo e geração do arquivo que é enviado para Corregedoria-Geral de Justiça do estado e impressão de etiquetas de reconhecimento de firma e autenticação”, disse Deivid.
Os alunos receberam um cd de instalação do Cartosoft com a última atualização e durante o curso também foram auxiliados pelo analista de suporte do Cartosoft, Dênio Rodrigues Maciel.
Para o diretor do departamento de registro civil do Sinoreg-ES, o curso serviu ainda para oferecer um suporte aos associados do Sindicato. Fernando Brandão também agradeceu a parceria do Recivil. “Só temos que agradecer a atenção e o carinho do Recivil com os colegas capixabas”, disse.
Oficiais esclareceram as dúvidas que tinham sobre o sistema, principalmente, quanto ao módulo do selo digital
Parceria firmada em 2011
Nos dias 17 e 18 de setembro de 2011, o Recivil e o Sinoreg-ES realizaram um curso sobre o Cartosoft para registradores civis do Espírito Santo, nos mesmos moldes dos promovidos pelo Sindicato para os registradores civis de Minas Gerais. Os presidentes dos dois sindicatos assinaram um convênio que cedeu o direito de uso do Cartosoft ao Espírito Santo.
Na época, 40 oficiais participaram do curso oferecido pelo Recivil e cerca de 80 acompanharam o curso realizado pelo Sinoreg-ES 15 dias depois.
O sistema foi solicitado pelo presidente do Sinoreg-ES, Jeferson Miranda, para atender a implantação do selo digital no Estado, que se tornou obrigatória a partir do dia 10 de outubro daquele ano.
Em 2009, o Recivil iniciou as primeiras concessões de uso do Cartosoft para outros estados. Os primeiros a solicitarem o sistema foram os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Alagoas e Rondônia também possuem serventias de registro civil utilizando o Cartosoft.