CGJ e Diati estudam implantação de sistema de integração entre os cartórios de Alagoas

 

 

Juiz auxiliar lembrou recomendação do CNJ quanto à virtualização.

 

Buscando aprimorar a comunicação entre os órgãos ligados ao Poder Judiciário e promover uma melhor prestação jurisdicional, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) vem estudando, com o auxílio da Diretoria Adjunta de Tecnologia (Diati) do Tribunal de Justiça de Alagoas, novas ferramentas, como foi o caso do Extrajus, que tem possibilitado a emissão, na Capital, de alvarás de soltura pela internet.

 

 

Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (20), Túlio José, da Diati, apresentou ao juiz auxiliar Domingos Neto e a secretária da CGJ, Karla Quintiliano um esboço da ferramenta que visa integrar as informações, por meio da internet, entre as Serventias Extrajudiciais do Estado. Na oportunidade, Túlio também falou sobre o sistema de requisição de informações, que será utilizado junto a órgãos como as Polícias Civil e Militar e a Superintendência de Administração Penitenciária (Sgap).

 

 

"Tudo que for físico vai ser virtualizado, de acordo com a recomendação do Conselho Nacional de Justiça. Com essa nova ferramenta, pretendemos integrar as informações entre os cartórios. Assim, registros de imóveis, notas e protestos poderão ser consultados pela internet. Posteriormente, a ferramenta será apresentada aos notários e registradores do Estado", disse Domingos Neto.

Foi discutida ainda, a criação de uma comissão de replicadores, treinados pela Diati, para promover treinamento acerca do uso do Extrajus nas Comarcas do interior, bem como a elaboração de um cronograma de atividades.

 

Fonte: TJAL