Conselheiro Lafaiete (MG) – No dia 29 de abril, a equipe de projetos sociais do Recivil esteve no presídio de Conselheiro Lafaiete, dando continuidade ao projeto social de documentação nas Unidades Prisionais, que até último mês já havia documentado mais de 600 detentos. Só nesta etapa, mais 131 presos regularização a documentação.
O diretor do presídio, Gelcimar de Oliveira Neves, que está à frente da unidade prisional há três meses, afirmou que a maior parte da demanda por documentos vem dos presos que vieram de outras cidades ou mesmo da zona rural, pois a distância dificulta a regularização da documentação. “Geralmente eles não se importam com a questão de documentação, eles só chegam a pedir quando necessitam solicitar algum benefício”, acrescentou o diretor.
De acordo com a coordenadora de projetos sociais do Recivil, Andrea Paixão, todas as unidades prisionais do estado de Minas Gerais serão beneficiadas pelo projeto. “Atenderemos 100% dos presídios mineiros. É um trabalho minucioso, demorado, mas que vai valer a pena e ajudar o Estado a identificar corretamente todos os detentos”, declarou Andrea.
No mês de maio serão realizadas mais duas etapas. Entre os dias 6 e 9 de maio a equipe do Recivil estará na Penitenciária José Maria Alkimim, em Ribeirão das Neves, e nos dias 20 a 24 de maio o projeto será realizado na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem.