Núcleo de Promoção à Filiaçãoreúne-se com mães de alunos em escola do Benedito Bentes, quarta-feira (15).
Integrantes do Núcleo de Promoção à Filiação (NPF) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) prestaram homenagens aos pais, no Fórum da Capital, mas também se deslocaram a uma escola pública onde 15% dos alunos não têm os nomes dos pais em suas certidões de nascimento. Lá, promoveram palestra de sensibilização às mães dos garotos, numa tentatativa de fazê-las apresentar ao Judiciário os nomes dos supostos genitores de seus herdeiros.
Nesta quarta-feira (15), a equipe vai à Escola Nelson Mandela, no Conjunto Benedito Bentes, em Maceió, desenvolver trabalho semelhante, através do contato reservado com as mães. Num momento posterior, os supostos pais serão convocados ao Núcleo para que possam assumir, ou não, a paternidade alegada.
Nos casos em que ainda houver dúvidas, a equipe possibilita que as partes realizem coleta de material genético da criança e do pai, para que possam ser comparados por meio de exame de DNA. Além de promover ações que promovam o reconhecimento de paternidade, o núcleo também agiliza as demandas vindas das Varas de Família.
Desde a sua criação, mais de 1000 reconhecimentos de paternidade foram realizados. Ainda no dia 22 de agosto, a equipe também realiza a ação de sensibilidade na Escola Municipal Luiz Pedro I, no conjunto João Sampaio, no Tabuleiro.
Fonte: TJAL