Cursos de Qualificação sobre o Código de Normas começam a rodar o estado

Os novos cursos de qualificação sobre o Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registro já estão na estrada. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro foram realizadas as duas primeiras edições dos cursos.  As cidades que sediaram os eventos foram Barbacena e Lagoa Santa.

Cerca de 60 registradores participaram do Curso de Qualificação em Registro Civil em Lagoa Santa

A cidade de Barbacena recebeu o Curso de Qualificação em Tabelionato de Notas – De acordo com o Código de Normas. O curso teve a duração de 16 horas, e foi ministrado pela professora Joana Paula Araújo, que está a frente dos cursos de notas do Recivil desde 2011.

Mais de 50 alunos participaram do curso em Barbacena

“Considero que o Código de Normas foi um grande avanço para a classe, principalmente pelo fato de que na sua elaboração houve mais diálogo entre os notários, os registradores e a Corregedoria. Irá auxiliar muito no dia a dia pelo fato das regras aplicáveis aos mais diversos institutos estarem dispostas em um único ato normativo. Embora em grande parte o texto tenha sido claro, será no cotidiano das serventias, nas mais diversas situações, que surgirão os questionamentos. Espero que os cursos de qualificação percorram o maior número de localidades para que a classe  seja beneficiada com conhecimento, esclarecimento de dúvidas e, principalmente, com o apoio do Recivil”, declarou Joana.

O Curso de Qualificação em Tabelionato de Notas foi ministrado pela professora Joana Paula Araújo

Já em Lagoa Santa foi realizada a primeira edição do Curso de Qualificação em Registro Civil. O curso foi ministrado pelo professor Leandro Corrêa.

O novo curso de Registro Civil foi ministrado pelo professor Leandro Corrêa

Os dois cursos juntos reuniram mais de 100 registradores, que participaram dos debates intensamente. Os eventos foram marcados por questionamentos, cujas dúvidas dos alunos foram debatidas pelos colegas e sanadas pelos professores e pelo departamento Jurídico do Recivil.

A oficiala da cidade de Teófilo Otoni, Maria Nildéia de Almeida Borges, que participou do curso em Lagoa Santa comentou sobre a iniciativa. “O curso trouxe um conteúdo de fundamental importância para os registradores civis mineiros em face das inúmeras alterações que sofrerá nossa rotina a partir do dia 10 de dezembro de 2013. Só tenho que agradecer ao Recivil, na figura do seu presidente Paulo Risso, pelo empenho de nos manter sempre atualizados e aptos a prestar nosso serviço com a qualidade e eficiência que a sociedade anseia. Como bem disse o Leandro, agora é hora de investir nos estudos, pois o curso por si só não esgota o tema. Conclamo os colegas, que foram contemplados com a participação, para que invistam no estudo e na multiplicação dos conhecimentos adquiridos, a fim de facilitar a implementação das medidas necessárias também aos colegas que não puderam comparecer. O Código de Normas é um sonho realizado, cujo aprimoramento e aplicabilidade satisfatória depende de cada um de nós ", afirmou a oficiala.

O presidente do Recivil, Paulo Risso, passou pelos dois eventos para conversar com os registradores e acompanhar de perto a participação dos oficiais.

 

Paulo Risso visitou as turmas de Barbacena e Lagoa Santa durante a realização dos cursos

“Os cursos de qualificação são essenciais para o perfeito funcionamento do que o Código de Normas propõe. De nada adianta apenas a publicação do provimento, é preciso que os registradores o leiam e venham até estes encontros debater as mudanças. Vejo estes eventos como algo extremamente salutar e importante para a nossa classe e estou satisfeito com o que acompanhei neste final de semana. Os registradores estão de parabéns, assim como os professores e toda a equipe do Recivil que trabalhou arduamente nas últimas semanas para colocar na estrada um curso completo e com qualidade. A participação dos oficiais e o debate são  os ingredientes principais desta receita”, declarou Risso.

Para o ano de 2014 já estão programados mais 14 cursos de qualificação. A ideia é atender as principais regiões do estado, chegando a maior quantidade possível de registradores.

Alunos de Lagoa Santa posaram com certificados após o curso

Estão previstos cursos para as cidades de Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros, Rio Casca, Januária, Araxá, Ipatinga, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Poços de Caldas, Diamantina, Três Marias, Janaúba e Patos de Minas.

Alunos de Barbacena posaram com certificados após o curso