A serventia de Registro Civil das Pessoas Naturais da cidade de Dores do Indaiá foi beneficiada com a restauração de três livros pertencentes ao seu acervo. A iniciativa foi do registrador da cidade, Herbert Teixeira Cândido, e patrocinada pela Cooperativa de Crédito Sicoob Credindaiá. Para conseguir o patrocínio, o registrador defendeu a tese de que os livros de registro guardam a história cultural da cidade.
“Conhecendo a importância dos registros para a população e para aqueles aqui nascidos, casados, falecidos, sempre me preocupei com a preservação dos mesmos. Então fui pesquisando sobre as possibilidades de restauração, buscando contatos, trocando ideias com colegas da área, no próprio Congresso do Recivil ano passado, até que cheguei à empresa Boutique do Livro”, explicou Herbert.
O juiz corregedor, José Adalberto Coelho, e o registrador Herbert Teixeira Cândido
A restauração dos livros foi aprovada pelo juiz corregedor de Dores do Indaiá, José Adalberto Coelho, que autorizou a retirada dos livros da serventia para o trabalho de restauração.
“Tão logo assumi a serventia, em setembro de 2011, fiz um relatório para o juiz corregedor informando sobre o estado dos livros. Na época, a maior parte dos livros estava degradada, muito pela ação natural do tempo e manuseio, visto que a comarca é muito antiga (data de 1879 o primeiro registro). Três deles estavam em estado precário de conservação, com folhas quebradiças, soltas, rasgadas, com risco de perda de informações. Quando apresentei a proposta da restauração com o apoio do Sicoob, o juiz corregedor da comarca concordou com a iniciativa, autorizando inclusive a retirada dos livros da serventia para o laboratório de restauração”, explicou Herbert.
Herbert pesquisou algumas empresas de restauração até selecionar a que melhor atendia a sua necessidade. A Boutique do Livro forneceu um relatório sobre o estado de conservação dos livros, juntamente com um orçamento do custo para a execução do serviço. De posse do orçamento e sem possibilidades financeiras de arcar com os custos, o registrador foi em busca de parceiros na cidade que reconhecessem a importância da restauração do acervo e se interessassem em patrocinar o trabalho.
Livros deteriorados pelo tempo e manuseio foram restaurados
“Elaboramos um projeto com fotos, o laudo técnico e apresentamos para as instituições financeiras, lojas varejistas, personalidades da cidade, até que encontramos apoio na Cooperativa de Crédito Sicoob Credindaiá, que disponibilizou verbas para a restauração dos três livros mais precários que possuíamos no acervo. Infelizmente os registradores civis das pessoas naturais não dispõem de recursos suficientes para tal ação, principalmente os que atuam no interior do Estado. Acredito que se tivéssemos algum apoio do Estado, do TJMG, ou mesmo de alguma instituição que pudesse subsidiar com incentivos fiscais, muitos colegas teriam esta iniciativa por conta própria”, declarou o registrador.
Com a autorização para a retirada dos livros, a empresa encaminhou um profissional ao cartório para embalar os livros de maneira a preservá-los durante o transporte ao laboratório. A restauração durou 30 dias, tempo previsto e acordado entre as partes.
“A organização do acervo é primordial para a prestação de um serviço de qualidade para a população, com segurança, presteza, eficiência e eficácia. Mas, sobretudo, o acervo organizado, preservado, íntegro é importante para a preservação da história e memória de um povo, de uma cidade. Minha responsabilidade à frente da Serventia é garantir que a memória do povo Dorense se perpetue ao longo dos tempos, é garantir a função social do registro civil na vida das pessoas, uma vez sendo este, essencial para que a pessoa alcance o status de cidadã e tenha com isso o acesso aos Direitos da Personalidade. Nosso objetivo é restaurar 100% do acervo. Por isso continuamos na busca por mais parceiros”, comentou Herbert.
Capa e miolo foram restaurados e as informações preservadas
O registrador aconselha os colegas a também procurarem interessados em patrocinar a restauração.
“Devemos explicar às pessoas a importância dos livros, para que eles servem, o quanto isso é importante para a cidade, para eles próprios. O acervo pertence à população, eles precisam ter este conhecimento. Foi assim que conseguimos apoio, mobilizando a população da cidade. Aconselho a apresentar ao juiz corregedor o estado do acervo, não se intimidem quanto a isto, pois o juiz pode se tornar um parceiro. No meu caso ele foi um grande apoiador e facilitador para a melhoria do acervo. Busquem apoio nas empresas privadas, nos órgãos públicos, nas associações e instituições, muitos deles têm verbas específicas destinadas a projetos sociais, culturais e, às vezes, sequer sabem onde e o que apoiar”, completou o oficial.
Os livros restaurados foram entregues durante uma cerimônia no Fórum da cidade, realizada no dia 9 de outubro.
(Da esquerda para a direita) – Zeferino (Diretoria SICOOB), Samuel Vaz (Restaurador Boutique do Livro), Herbert (Registrador civil), Gabriel (Diretor SICOOB), e Odair (Presidente SICOOB)
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil