Teófilo Otoni (MG) – A fim de garantir o acesso a diversos benefícios no processo de ressocialização de presos do estado de Minas Gerais, a equipe do Projeto Social do Recivil realizou mutirão de documentação no presídio e na penitenciária de Teófilo Otoni, localizado no Vale do Mucuri.
Equipe do Recivil realizou o atendimento dos detentos no presídio de Teófilo Otoni
No presídio da cidade, as assistentes sociais Márcia de Paula Xavier e Juciene de Fátima Soares acompanharam todo o evento e informaram sobre a dificuldade de regularizar a documentação dos presos, tendo em vista o grande fluxo de entrada e saída de detentos na unidade. “Quando solicitamos a documentação às famílias leva muito tempo para obtermos uma resposta. E em vários casos, quando o documento chega, o detento já foi transferido”, concluiu Juciene.
Como a unidade se localiza afastada do centro da cidade, e em uma região de difícil acesso, as famílias têm dificuldades para trazer a documentação dos presos, como informou a assistente social da penitenciária de Teófilo Otoni, Indira Fernandes Soares. A unidade, com mais de 30 anos, é uma das mais antigas do estado e desenvolve diversas atividades de caráter produtivo, pedagógico e ressocializador. A intenção das atividades é oferecer ao detento condições de uma reinserção digna e de qualidade na sociedade.
Oficiala de Teófilo Otoni, Maria Nildéia de Almeida Borges, recebeu os pedidos de certidão dos detentos registrados na cidade
Em todas as unidades do estado, uma comissão interna e multidisciplinar direciona o detento para o serviço que melhor atende as suas características individuais. E nesse sentido, o projeto auxilia as unidades prisionais no processo de regularização da documentação, para que todos os requisitos sejam preenchidos, e assim os detentos sejam autorizados a participar dos programas de reinserção social e exercer plenamente a cidadania.
Presos selecionados para o trabalho na parte externa da penitenciária de Teófilo Otoni