Belo Horizonte (MG) – No dia 30 de outubro de 2014, foi realizada, nas dependências do Recivil, em Belo Horizonte, a Assembleia Geral Ordinária para a prestação de contas do exercício de 2013. A reunião foi regida pelo edital de convocação, publicado no jornal Hoje em Dia e no site do Recivil, no dia 22 de outubro de 2014.
A abertura da reunião foi realizada pelo presidente do Recivil, Paulo Risso, que agradeceu aos presentes por terem atendido a convocação para o encontro de apresentação das contas do Recivil relativas ao exercício do ano de 2013. “Essa assembleia tem um público muito bom, um dos maiores até hoje, e eu fico satisfeito com isso. O Recivil está aberto a todos os associados. Quero dizer que todos os documentos, tudo relativo ao sindicato está aberto para a análise de qualquer um de seus associados. Nunca deixamos de atender ninguém”, disse Paulo Risso, presidente do Recivil.
Risso explicou que o Sindicato foi submetido pela nona vez a uma auditoria contábil e financeira, realizada, neste ano, pela multinacional KPMG Assurance Services LTDA.
Mesa solene: (da esq. para a dir.) Lucas dos Santos, coordenador do Conselho Fiscal; Bruno Reis, representando a OAB-MG; Paulo Risso, presidente do Recivil; José Mario de Oliveira, contador do Recivil; e Anderson Menezes, auditor da KPMG
Além da auditoria, as contas do sindicato são analisadas, mensalmente, pelo Conselho Fiscal do Recivil, formado por três registradores civis, que têm acesso a todos os documentos, balancetes, notas fiscais e orçamentos relativos aos gastos da entidade dentro do período estipulado.
O Conselho Fiscal é formado pelos oficiais Francisco José Brigagão de Carvalho, da cidade de Machado, Lucas dos Santos Nascimento, da cidade de Lambari e João Lázaro Brasileiro do Carmo, da cidade de Alpinópolis.
Durante a reunião, representando o conselho fiscal, o registrador Lucas dos Santos Nascimento foi o responsável pela apresentação do Parecer Final do Conselho Fiscal sobre as contas 2013. “Reunimo-nos mensalmente para fazer a conferência de todas as contas do Recivil. Temos aqui o parecer final do Conselho Fiscal que eu gostaria de ler para vocês”, declarou Lucas, que em seguida fez a leitura do documento.
“Após minucioso exame dos documentos econômicos, financeiros e patrimoniais, a nós encaminhados pela entidade, constatamos sua perfeita ordem e correção, bem como a exatidão de todos os lançamentos contábeis”, leu o registrador.
De acordo com o departamento financeiro do sindicato, a contabilidade do Recivil é realizada pelo escritório Carvalho Oliveira LTDA, que também estava representado na reunião pelo contador, José Mário de Oliveira.
O contador do Recivil, José Mário de Oliveira, e o auditor da KPMG, Anderson Menezes, também aprovaram as contas sem ressalvas
“Sou contador do Recivil há 20 anos, até o momento nunca detectei nenhuma irregularidade em documentos da entidade. Nós contadores podemos questionar ou impugnar qualquer documento. Sou fiscalizado pelo Conselho Fiscal e pela KPMG, e nunca me foi apresentado nada que pudesse impugnar qualquer documento do Recivil. A documentação está fácil de ser verificada, está catalogada e em ordem, e à disposição de qualquer filiado, inclusive nosso escritório está à disposição para qualquer dúvida”, declarou o contador do Recivil, José Mário de Oliveira.
Mensalmente o departamento financeiro reúne as notas fiscais e demais documentos e os encaminha para a contabilidade. A partir daí é gerado um relatório mensal e, ao final do período de um ano, é feito o Balanço Patrimonial, onde se encontram analisadas e contabilizadas todas as despesas e receitas da entidade dentro daquele período. São estes os documentos que embasam o trabalho da auditoria da KPMG e do Conselho Fiscal.
Após a leitura do Parecer Final do Conselho Fiscal, Lucas dos Santos Nascimento procedeu ainda à leitura do Relatório de Auditoria da KPMG.
O coordenador do Conselho Fiscal, Lucas dos Santos Nascimento, leu o Parecer Final do Conselho aprovando as contas do exercício de 2013
Auditoria Financeira e Contábil KPMG
Além dos trabalhos realizados pelo Conselho Fiscal, pela Contabilidade Carvalho Oliveira LTDA e pelo departamento financeiro do Recivil, o sindicato apresentou ainda, durante a Assembleia Geral Ordinária, o relatório final de auditoria contábil e financeira referente ao ano de 2013. A auditoria foi realizada pela empresa KPMG Assurance Services LTDA.
Desde 2005 o Sindicato é submetido a auditorias anuais onde são avaliadas as transações contábeis e financeiras da entidade. Este já é o nono ano em que a entidade é submetida a uma auditoria independente. Até os dias de hoje, nenhum relatório apresentou irregularidades por parte do Sindicato.
Na Assembleia Geral Ordinária, o relatório final foi apresentado. Após a palavra do conselheiro fiscal do Recivil, Lucas dos Santos Nascimento, o diretor da KPMG, Anderson Luiz de Menezes, que também acompanhou a reunião, falou sobre o trabalho minucioso de auditoria feito pela multinacional e sobre os resultados.
“Sou eu que assino este relatório e tenho responsabilidade civil e criminal pela opinião que apresento nele. Temos técnicas de auditoria internacional para realizar este trabalho. As técnicas que eu utilizo para a auditoria no Recivil são as mesmas que eu utilizo, por exemplo, para a Vale do Rio Doce. São técnicas internacionais que são utilizadas no mundo inteiro. E afirmo a todos que nossa aprovação para este ano foi sem ressalvas”, declarou o auditor e sócio da KPMG, Anderson Luiz de Menezes.
Mais de 50 pessoas participaram da Assembleia Geral
A empresa KPMG Assurance Services LTDA
A KPMG está entre as principais prestadoras de serviços nas áreas de auditoria contábil e financeira do mundo. Conta com 152 mil profissionais, que atuam em 156 países. No Brasil, são aproximadamente quatro mil profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, em 22 cidades.