A equipe de projetos sociais do Recivil realizou nos dias 27, 28 e 29 de junho, mutirões de documentação nos municípios mineiros de Jenipapo de Minas, Virgem da Lapa e Senador Modestino Gonçalves.
Os mutirões fazem parte da etapa de Junho do projeto em parceria com o Ministério Público Itinerante, que tem o objetivo de documentar a população carente de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Durante esta etapa foram realizados 249 atendimentos com pedidos para segundas vias de certidões de nascimento e casamento. O Ministério Público também aproveita os eventos para pedidos de retificações em registros.
Equipe de projetos sociais atendeu aproximadamente 250 pessoas em 3 dias de mutirões
Para o procurador de justiça do MP que acompanha o projeto, Dr. Bertoldo Mateus Oliveira Filho, a parceria com o Recivil é essencial para o sucesso dos programas.
“Mais uma vez a parceria do Recivil se mostrou fundamental nesse projeto. A participação do Sindicato difundiu a cidadania, a reafirmação de direitos e deu possibilidade às pessoas desprovidas de recursos terem acesso a documentos e poderem exercer na plenitude a sua condição de cidadão “, declarou o procurador.
O coordenador do projeto MPI, Allec Rodrigues também citou a presença do Recivil nos eventos. “A presença do Sindicato é imprescindível para o êxito da ação do Ministério Público, principalmente neste momento em que buscamos a parceria de diversos órgãos, somando esforços para levar cidadania aos mais carentes”, disse ele.
A registradora Civil de Senador Modestino Gonçalves, Suzana Lima de Brito, que está há 48 anos á frente do cartório elogiou a iniciativa. “Espero que este projeto aconteça mais vezes, gosto muito do que faço e valorizo muito o trabalho de documentação da população”, declarou a oficiala.
Suzana Lima de Brito, registradora de Senador Modestino Gonçalves
O oficial de Virgem da Lapa, Geraldo Magela de Jesus, que também responde pela serventia há mais de 40 anos se colocou a disposição de mais projetos deste tipo.
Geraldo Magela de Jesus, registrador de Virgem da Lapa, município com o maior número de atendimentos desta etapa
“Há mais de 40 anos sou oficial, para nós é uma satisfação muito grande participar deste tipo de evento. Estamos aqui sempre à disposição para estes projetos, principalmente por estar atendendo as necessidades do nosso povo de Virgem da Lapa”, completou ele.
João Luiz Pinheiro, registrador civil de Jenipapo de Minas, recebeu o pedido de 51 segundas vias de certidões
Veja os atendimentos dessa etapa:
Jenipapo de Minas – 51 atendimentos
Virgem da Lapa – 141 atendimentos
Senador Modestino Gonçalves – 57 atendimentos
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Renata Dantas)